sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Costa Dalmácia

Dalmácia

A Dalmácia é uma região da Croácia com uma vista fantástica sobre o Adriático. As suas principais cidades são Dubrovnik, Split, Zadar e as ilhas Krm e Hvar. Sendo Split a sua capital administrativa. 
A Costa Dalmácia oferece inúmeras possibilidades, nomeadamente saídas à noite, sol e praias ou até actividades ao ar livre.

Uma vez que a Costa da Dalmácia oferece inúmeras possibilidades tentarei dividir por zonas Norte, Centro e Sul de maneira a ser mais fácil perceber.

Norte da Dalmácia
- Cidade Antiga de Zadar - Agitada cidade do Adriático com um bonito centro antigo que outrora foi atacado por bombas dos Aliados durante a II Guerra Mundial. É composta por inúmeras atracções.
  • Porta da Cidade - Portão com Leão Veneziano que guarda a entrada a sul para a cidade
  • Praça dos Cinco Poços e Narodni Trg - Duas praças da cidade que vale a pena visitar
  • Fórum Romano - Apesar de pouco restar deste fórum, ainda é possível ver uma coluna onde os criminosos eram castigados
  • Museu Arqueológico - Situa-se no Fórum Romano e é composto por achados encontrados na cidade
  • Igreja de São Donato - Igreja do séc.IX, é o maior edificio bizantino da Croácia. Situa-se no Fórum Romano
  • Catedral de Santa Anastacia - Catedral românica do séc. IX, contudo apenas foi terminada em 1893
  • Igreja de Santo Elias - Igreja Ortodoxa do séc. XVIII
Cidade de Zadar (Fonte: croatia.hr)

- Cidade Antiga de Sibenik - Cidade com um centro muito diferente das outras cidades croatas, uma vez que foi fundada pelos primeiros croatas e não por venezianos ou romanos. Possui edificios muito pequenos e ruas sinuosas. Nesta cidade está a bonita Catedral de S. Tiago.
Considerada uma das mais bonitas catedrais do mediterrâneo, é uma mistura de estilos gótico e renascentista. Em 2001 esta Catedral foi considerada património da UNESCO.

Sibenik (Fonte www.kroatien-online.com)

- Parque Nacional de Krka (Aberto 8h -18h) - É uma das maravilhas paisagísticas da Europa estendendo-se para nordeste de Sibenik. Sendo o local ideal para um dia quente pois permite nadar nas suas espectaculares quedas-d'água e lagos. Neste parque podemos encontrar o Lago Visovac, o Mosteiro Visovac, o Mosteiro de Krka e ainda a Fortaleza de Necven. Entrada paga.

Parque Nacional Krka 

- Parque Nacional de Paklenica - É caracterizado pelos seus picos calcários, sendo o local de eleição de experientes alpinistas e caminhantes. Este parque é ideal tanto para perfeitas caminhadas como para os aficionados por ar livre. Entrada paga.

Parque Nacional de Paklenica (Fonte www.plavo-more.hr)

- Nin - Pequena vila, foi em tempos o centro politico e religioso da Croácia. Nela podemos encontrar a Igreja de Santa Cruz, uma das igrejas mais importantes e mais antigas da Croácia.
Esta vila é também conhecida pelas suas excelentes praias de areia verdadeira, algo raro na região.

- Skradin - Vila costeira à entrada do Parque Nacional de Krka.

Para além destas principais atracções existem ainda outras que poderão desperta interesse. Nomeadamente, o Otavice (mausoléu), a Fortaleza de S. Salvador (em Knin), Rogoznica (aldeia piscatória), Vale Zrmanja, Forte de São Nicolau e o Forte de São João ( ambos em Sibenik), o Mosteiro de Krupa e o Lago Vrana.


Centro da Dalmácia
O centro da Dalmácia tem tudo, desde uma cidade grande, a cidades históricas e algumas das ilhas mais populares do país. (Noutro post irei falar das inúmeras ilhas da Costa Dalmácia).

- Cidade velha de Trogir - Esta cidade foi considerada património da humanidade pela UNESCO, sendo um dos lugares mais espectaculares do mediterrâneo, possui inúmeras atracções a visitar. A Catedral de S. Lourenço, a Fortaleza Kamerlengo, o Museu da Cidade (Aberto 9h-13h / 17h-21h), Loggia e Torre do Relógio, o Palácio Cipiko, o Mirante de Marmont, a Igreja de São João Baptista, o Convento de S. Nicolau e o Portão da Cidade.

Trogir (Fonte apartmani-nena.info)

- Split - O centro histórico desta cidade é um pedaço de história cheia de vida. A grande atracção desta cidade é o Palácio de Diocleciano, contudo podemos também visitar a Riva ( bonita marginal), a Galeria Mestrovic, o Monte Marjan, o Museu Arqueológico, a Marmontova ( rua moderna), o Mercado do Peixe e a Bacvice (baía).

Split (Fonte: viagemmundo.com.br)
- Kastela - Localidade repleta de "castelos", construidos no séc. XV com o intuito de defender a costa. Dá-se especial destaque para o Kastel Stari, Kastel Gomolica e para o Kastel Kambelovac.

- Riviera Makarska - Faixa costeira é a Meca dos cidadãos do antigo bloco soviético. Possui alguns edifícios históricos.

- Klis - É um complexo de fortalezas nas montanhas, tendo uma bonita vista sobre Split, as montanhas, as ilhas e o mar.


Sul da Dalmácia
O encanto desta zona da Dalmácia está na diversidade de paisagens naturais, praias encantadoras, encostas escarpadas, campos férteis, florestas densas, montes ondulados e grandes montanhas.

- Orebic - Pequena vila junto ao mar, possuindo uma localização idílica, com longas praias de seixo, bons cafés e restaurantes.

- Korcula - Cidade de uma beleza estonteante, repleta de sinais do domínio veneziano.

Korkula (Fonte croatia.hr)

  • Muralhas - Impediram em tempos o ataque dos turcos otomanos. Actualmente apresentam falhas que permitiram abrir uma estrada
  • Catedral de S. Marco - Datada do séc. XV é um dos mais encantadores edifícios religiosos do Adriático.
  • Paço Episcopal - Palácio do Bispo

- Vinhas de Peljesac - Produzem o melhor vinho tinto da Croácia, o Dingac.
- Ston - Esta localidade apresenta atracções como salinas, as vistas para as montanhas Dinaric e os picos da Bósnia
- Mali Ston - Local onde se saboreia o melhor peixe fresco e marisco do canal Stonski. A paisagem é de tirar o fôlego.
- Arboreto de Trsteno - Mata localizada junto ao mar, contém um plátano com 500 anos, um jardim-d'água cuja fonte representa Neptuno rodeado de ninfas e tem ainda um aqueduto.
- Parque Nacional de Mljet - Composto por azinheiras e pinheiros de alepo. Tem como principais atracções os lagos salgados Veliko Jezero e Malo Jezero que se interligam.
- Cavtat - Aqui pode visitar o Palácio do Reitor, o mausoleu de Ivan Mestrovic e a Galeria Vlaho Bukovac.

A Dalmácia tem um agradável clima mediterrânico, contudo grande parte das infra-estruturas turísticas estão fechadas do final de Outubro até ao final de Abril. Sendo Maio e Setembro os meses mais apropriados para visitar esta região.

Caso tenha curiosidade em saber mais acerca desta região poderá sempre visitar o site http://dalmacia.costasur.com/pt/.

Espero que tenham gostado e caso tenham dúvidas não hesitem em contactar. Posteriormente colocarei um post com os locais mais indicados para comer e dormir. Farei ainda outro post com as ilhas que poderá visitar nesta zona...

Beijinhos,
Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário