quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dubrovnik

A Pérola do Adriático

A "Pérola do Adriático", como o poeta Lord Byron lhe chamou, é a cidade mais famosa da Croácia. Cidade rodeada por muralhas medievais, encontra-se entre uma corrente de montanhas calcárias a norte e o Adriático a sul. Neste momento, é uma cidade muito procurada no Verão pelos turistas, sendo possivelmente a cidade europeia com o seu centro histórico mais bonito e mais bem conservado.
Caso decidam viajar para esta linda cidade devem saber que aqui a moeda oficial é a Kuna (1€ - 7,67HRK), contudo em todos os locais aceitam euros.
Bonita cidade de Dubrovnik

A melhor forma de começar a explorar Dubrovnik é iniciar um passeio pela Stradun e em torno das Muralhas da cidade.
- Muralhas da cidade têm 12 m de espessura e 25 de altura, são uma paisagem fantástica. Foram elas que permitiram proteger uma das mais bem conservadas cidades medievais da Europa. Estas muralhas são compostas por várias zonas distintas, nomeadamente a Porta Pile,a Porta Ploce, o Forte Minceta, o Forte Revelin, o Forte Bokar e o Forte de São João.


- Stradun, também conhecida por Placa é a principal avenida de Dubrovnik. Aqui podemos encontrar diferentes atracções que o permitirão conhecer melhor a história desta Cidade.
  • Grande Fonte de Onofre - Fonte do séc. XV, local onde outrora os viajantes se refrescavam
  • Igreja de S.Salvador (Aberto 9h-16h) - Igreja com uma austera fachada mas cujo interior é extremamente colorido
  • Mosteiro Franciscano (Aberto 9h-18h) - Este mosteiro é composto pela Igreja de S.Francisco e pelo Museu e data do séc. XIV. Podemos também aqui encontrar uma das farmácias mais antigas do mundo. A entrada custa cerca de 15 HRK (+- 2€)
  • Coluna de Orlando - Estátua que guarda o local onde a Stradun se junta à Praça Luza
  • Torre do Relógio - Impressionante torre que data do séc. XV
  • PAlácio Sponza (Aberto 8h-14h) - Datado do séc. XVI, este palácio serviu como alfândega e casa da moeda. Hoje alberga os Arquivos do Estado e o Museu dos Defensores de Dubrovnik.
  • Pequena Fonte de Onofre - Data do séc. XV, quase passa despercebida.
  • Igreja de S. Brás (Aberto 8h-14h) - Fica no topo da Stradun, sendo S.Brás o padroeiro de Dubrovnik

  • Torre do Relógio
    Stradun 


Podemos depois seguir viagem e visitar outros locais de interesse dentro das muralhas.
-War Photo Limited (Aberto 9h-21h) - Recente e controverso museu, que nos dá uma visão imparcial e provocadora dos conflitos que têm abalado a região desde 1991.
- Mosteiro Dominicano (Aberto 9h-18h) - Construído pelos dominicanos após a autorização da sua entrada na cidade, em troca teria que proteger  a entrada a sul. Parte deste mosteiro do séc. XIV foi construído do zero após ter sido destruído pelo sismo em1667.
- Palácio do Reitor (Aberto 9h-18h) - Palácio é um híbrido dos estilos gótico, renascentista e barroco. A entrada custa 35 HRK.
- Catedral Aberto 8h-17h30) - Catedral barroca, que alberga um grande tesouro.
- Porto Antigo - Situa-se a leste da cidade, e há sempre uma grande actividade de pequenos barcos de pesca e embarcações turísticas.
Porto Antigo
Caso ainda tenhamos tempo ainda existem umas quantas atracções a visitar.
-Convento de Santa Clara - Antigo mosteiro repleto de reluzentes azulejos cor de laranja. Actualmente alberga o restaurante Jadran.
- Igreja de Santo Inácio (Aberto 8h-19h) - Igreja Jesuíta, do séc. XVIII, situa-se no cimo de uma enorme escadaria.
- Pustijerna - Zona sul da Stradun, onde se encontram vestígios das muralhas da cidade antiga. Constituída por casas medievais.
- Gundulicéva Poljana - Bonita praça, onde se encontra a estátua de Ivan Gundulic.
- Aquário (Aberto 9h-21h) - Bonito aquário com moreias venenosas do Adriático, Ujes, Cavalos-marinhos.

Espero que gostem e possam aproveitar deste roteiro. Posteriormente irei fazer outras publicações, uma com um roteiro para a Costa Dalmácia e outra com os locais onde comer e onde dormir em Dubrovnik e na Costa Dalmácia.....

Descubram Muito e Viajem Imenso.... Sejam Felizes....
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário