segunda-feira, 3 de março de 2014

10 Destinos Com História

10 Destinos Com História

Hoje o post será um bocadinho diferente do que tenho feito no blog, mas vi um artigo na internet que achei muito interessante e ao mesmo tempo lembrei-me do tema do meu casamento e decidi que teria que publicar alguma coisa relacionada com isso. 
O título do post que vi era "Viaje pelo mundo inspirado por 10 casais famosos da história" e quando fui a ler o artigo vi que a maior parte deste casais fizeram parte da história do meu casamento, cujo tema foi "As mais bonitas histórias de amor". E então não podia deixar de fazer um post sobre este tema.

Muitas vezes, na hora de decidir um destino para viajar não sabemos por onde começar, nem o que decidir. Então deixarei aqui 10 sugestões de sítios cheios de romantismo e paixão, onde podem seguir os passos de alguns dos casais mais apaixonados da história. Como o post ficaria muito grande se fizesse roteiro completo de cada local, fica prometido que posteriormente farei o roteiro completo de cada local.
Assim, tentarei falar um pouco da história de cada casal, bem como do local de onde provêm e dos principais monumentos existentes.

Tristão e Isolda
Dublin, Irlanda
Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda. 
Tristão, viaja à Irlanda para trazer a bela princesa Isolda para casar-se com seu tio. Durante a viagem de volta à Grã-Bertanha, os dois acidentalmente bebem uma poção de amor mágica, originalmente destinada a Isolda e Marcos. Devido a isso, Tristão e Isolda apaixonam-se perdidamente, e de maneira irreversível, um pelo outro. De volta à corte, Isolda casa-se com Marcos, mas ela mantém com Tristão um romance que viola as leis temporais e religiosas e escandaliza a todos. Tristão termina banido do reino, casando-se com Isolda das Mãos Brancas, princesa da Bretanha, mas o seu amor pela outra Isolda não termina. Depois de muitas aventuras, Tristão é mortalmente ferido por uma lança e manda que busquem Isolda para curá-lo de suas feridas. Enquanto ela vem a caminho, a esposa de Tristão, Isolda das Mãos Brancas, engana-o, fazendo-o acreditar que Isolda não viria para vê-lo. Tristão morre, e Isolda, ao encontrá-lo morto, morre também de tristeza.
A cidade de Dublin situa-se na costa oriental da Irlanda e é a foz do rio Liffey que divide esta cidade em duas zonas distintas. Esta é uma cidade pacata e hospitaleira de fácil locomoção a pé. Se tem um interesse histórico pode visitar o Trinity College,  a Catedral de Saint Patrick ou até a Isolde's Tower.



Shah Jahan e Mumtaz Mahal
Agra, India

Era uma vez um príncipe chamado Kurram que se enamorou por uma princesa aos 15 anos de idade. Reza a história que se cruzaram acidentalmente mas os seus destinos ficaram unidos para todo o sempre. A cerimónia do casamento teve lugar no ano de 1612, na qual o imperador a rebaptizou de Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio". O Príncipe, foi coroado em 1628 com o nome Shah Jahan, "O Rei do mundo" e governou em paz.
Ao dar à luz o 14º filho de Shah Jahan, morreu aos 39 anos em 1631. O Imperador ficou tremendamente desgostoso e inconsolável.
Shah Jahan ordenou então que fosse construído um monumento sem igual, para que o mundo jamais pudesse esquecer. Não se sabe ao certo quem foi o arquitecto, mas reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.
O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado da sua esposa, sendo esta a única quebra na perfeita simetria de todo o complexo do Taj Mahal.
Após quase quatro séculos, milhões de visitantes continuam a reter a sua aura romântica... O Taj Mahal, será para todo o sempre uma lágrima solitária no tempo.

Agra é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, naÍndia. Situa-se nas margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1.400.000 habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar, e situa-se a cerca de 200 Km de Nova Deli. Existem uma razão lógica para milhares de turistas se deslocarem a Agra, visitar o Taj Mahal, contudo este não é a única atracção da cidade. Temos o Forte de Agra e a cidadela de Fatehpur Skri.
Taj Mahal

Cleópatra e Marco António
Alexandria, Egipto

Uma das mais famosas mulheres da História, Cleópatra VII, foi o último "faraó" do Egipto. 
Marco António apaixonou-se por Cleópatra no 1ºencontro, razões de estado e império fazem com que ele deixe Alexandria, e a Rainha, para voltar a Roma.
Marco António e Cleópatra viveram uma estranha relação de amor e permanente desconfiança. O poder unia-os e separava-os. Marco António num momento de maior descontrolo quis matar a rainha porque desconfiava que ela o queria envenenar. Cleópatra consegue convencê-lo que essa suspeita é absurda uma vez se ela o quisesse envenenar já o podia ter feito.
Depois de ouvir o boato de que Cleópatra havia morrido, Marco António "caiu" sobre a sua espada. Sem esperanças, Cleópatra fez uma áspide (uma pequena serpente muito venenosa) mordê-la!
Terminavam assim quatro mil anos do império dos faraós e o Egipto passou a ser uma província romana.

Alexandria, é a segunda cidade mais populosa do Egipto. Sendo o maior porto deste país. Esta estende-se por 32 Km na costa mediterrânica. É o local onde fica a famosa Biblioteca de Alexandria (a maior do mundo antigo), o Farol de Alexandria (uma das 7 maravilhas do mundo antigo), e pelas Catacumbas de Kom el Shoqafa (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Alexandria também foi um grande ponto de encontro entre a Europa, a África e a Ásia, porque a cidade beneficia da ligação entre o Mar Mediterrânico e o Mar Vermelho.
A arqueologia marinha em Alexandria estava em curso no porto da cidade em 1994, e tem revelado detalhes de Alexandria antes da chegada de Alexandre, encontrando-se actualmente em curso um projecto para a construcção de uma Museu Subaquático que permita à população visualizar todo o património existente na Baía de Alexandria.
Museu Subaquático de Alexandria (Fonte www.unesco.org)

Páris e Helena de Tróia
Atenas, Grécia
Possuía a reputação de mulher mais bela do mundo, tendo imensos pretendentes. Finalmente um dos pretendentes, Ulisses, rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Numa viagem a Esparta, Páris encontra a princesa Helena, que está casada com Menelau. Helena e Páris fogem para Troia. Menelau, Agameon, Aquiles e outros reis juntam-se numa guerra contra Troia. Em princípio para resgatar Helena e vingar Menelau, mas na realidade com interesses econômicos também. A guerra dura dez anos. Um dia, os troianos percebem que o acampamento de seus inimigos está vazio, e imaginam que finalmente abandonaram a guerra. Encontram por ali um enorme cavalo de madeira que acreditam ser um presente, e o carregam para dentro de suas muralhas. Porém, tudo não passava de uma armadilha criada por Odisseu para conseguir invadir o território inimigo, assim de noite, quando os troiano estavam dormindo, os soldados começam a sair de dentro do cavalo e a atacar a cidade, agora indefesa. A guerra é vencida pelos gregos.
Existem várias versões sobre o seu fim. Uma delas conta que, após a morte de Menelau, ela foi expulsa do reino pelo seu enteado. Foi morar com a rainha Polixo de Rhodes, que fingiu ser sua amiga, mas queria vingança pela morte do marido. Quando Helena estava tomando banho, a rainha mandou as servas vestidas a enforcarem. Após a morte foi para a ilha de Pélagos.

Atenas, é a capital e maior cidade da Grécia. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido uma poderosa cidade-estado e um centro de cultura muito importante na Antiguidade. Atenas figura entre as mais antigas cidades de mundo ainda volumosamente habitada pelo homem, tendo sido fundada há mais de seis mil anos.
Atenas é um dos maiores centros mundiais para a pesquisa arqueológica, uma vez que possui inúmeros sítios arqueológicos localizados no próprio centro urbano da cidade. Dentre eles se destaca a Acrópole (o antigo centro sagrado da cidade, onde se encontra o Partenon e o Erecteion). Além disso, a cidade sedia diversos museus de antiguidades, nos quais se destacam o riquíssimo Museu Arqueológico NAcional, o Museu da Acrópole de Atenas, o Museu Benaki e o Museu Bizantino e Cristão. E além das relíquias arqueológicas as igrejas ortodoxas com a Catedral, a Igreja Omorfoklissia e a de Panaghia Kapnikarea são uma atração à parte.
Acrópole de Atenas (Fonte www.digitaltravel.com.br)


Juan Domingo e Evita Péron
Buenos Aires, Argentina

Em Janeiro de 1944, Eva Duarte conhece o coronel Juan Domingo Perón num festival que a comunidade artística. 
Juan Peron tinha, uma ambição tão fanática e tão perseverante como a de Eva. Juntando duas forças convergentes num mesmo objectivo e com os mesmos ideais, o resultado só poderá ser de êxito e de sucesso.
Juan Peron, figura mediática na elite governamental, era tudo o que Eva Duarte ambicionava, para também ela atingir o poder. Mas a ambição fanática de ambos, pelo trabalho e pela conquista do poder, seria o maior elo de ligação para o sucesso. Eles precisavam um do outro, com todas as suas virtudes e defeitos. Através do nome e imagem Peron, Eva conseguiu a sua ambição de obter uma parte do poder total. Tudo o que Peron fazia, ou dizia, era estimulado por Eva, e ao fim de pouco tempo foi considerada indispensável por ele. A popularidade de ambos foi esmagadora. Faziam um casal de sucesso mediático, tanto a nível pessoal como político.
Eva Maria Duarte Peron atingiu um poder absoluto na Argentina entre 1948 e 1951. Era ela quem comandava as operações de todo o staff Peron. Jamais uma mulher em qualquer parte do mundo conseguiu tanto poder em tantas áreas distintas e sensíveis.
Contudo, dia 26 de Julho de 1952 e com apenas 33 anos de idade, esta mulher idolatrada por milhões de argentinos, exala a sua última frase - 'Eva se va'- morrendo de seguida (quando morreu pesava menos de 30 quilos), com cancro no útero. Toda a nação entra em choque e em crise. 

Buenos Aires, é a capital e maior cidade da Argentina. Está localizado na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente. É um dos mais importantes destinos turísticos do mundo, sendo conhecida pela sua arquitetura de estilo europeu e pela sua rica vida cultural.
Os lugares turísticos mais importantes situam-se no Centro Histórico da Cidade, onde podemos encontra a Catedral Matropolitana, a Academia Nacional da História. 
No bairro da Recoleta encontra-se uma grande quantidade de pontos turísticos de grande valor cultural, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, a Basilica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace e o Cemitério da Recoleta, onde estão alojados os restos de Eva Perón. 
Outra das grandes atracções desta cidade é o Museu Evita, criado em 2002, que representa a infância, a carreira artística e a vida política. Encontra-se instalado num casarão do inicio do séc. XX.

Museu Evita (Fonte www.buenosaires.travel)

Romeu e Julieta
Verona, Itália
Romeu e Julieta
A história desenrola-se em Verona, em Itália, incidindo na rivalidade entre as famílias dos Capuleto e dos Montéquio, que se envolviam permanentemente em lutas. Romeu, filho de Montéquio, era o único que se afastava das lutas. Julieta filha dos Capuleto estava prometida a Páris.
Romeu e Julieta casaram em segredo, mas tiveram que se manter afastados. Cada vez mais pressionada para casar com Páris, esta teve que arranjar um plano para escapar ao casamento. Segundo o plano, Julieta beberia uma poção que a daria como morta e, quando estivesse no túmulo dos Capuleto, seria resgatada por Romeu, entretanto avisado, fugindo, depois, com ele para Mântua. Julieta assim fez, mas, à cautela, guardou, entre as vestes, um punhal para utilizar caso a poção não resultasse. Tudo aconteceu conforme o planeado, só que Romeu foi apenas avisado da morte de Julieta e não do plano.
Romeu, desesperado com a morte da amada, bebeu o veneno e caiu ao lado do túmulo de Julieta. No mesmo momento, Frei Lourenço aproximou-se para libertar Julieta do seu túmulo e do seu sono. Julieta acordou e, encontrando o seu amado morto, decidiu morrer também. Dado que Romeu não deixou nem uma gota de veneno no frasco, pegou no punhal e cravou-o no peito. As famílias, chocadas pela tragédia e pelo ódio que a originou, resolveram reconciliar-se ali mesmo. Para a história ficou um amor intenso e trágico que nem a morte conseguiu separar.

Verona, situada nas margens do rio Adige é conhecida pelo amor,arte, paixão, bom vinho e comida deliciosa. E existem inúmeras atracções que o podem levar a apaixonar-se por esta cidade, nomeadamente a Verona Arena (anfiteatro romano do séc.I), a Casa di Giulietta (presumível residência da heroína desta história - aberta 8h30-19h30), a Piazza delle Erbe (onde se encontra a Torre Lamberti, que proporciona um magnifica vista da cidade) e o Museu Civico di Storia Naturale (Aberto 9h-19h).
Casa de Julieta (Fonte cinemaeaminhapraia.com)

Rainha Vitória e Príncipe Alberto
Londres, Inglaterra
Por volta de 1836, a ideia do casamento entre Alberto e a herdeira ao trono britânico, a princesa Vitória de Kent (como ela era então titulada), surgiu na mente do ambicioso tio deles, Leopoldo. Este organizou um encontro entre o duque de Saxe-Coburgo-Gota, seus dois filhos e Vitória, em maio de 1836.
Vitória elogiava Alberto a cada encontro. Ambos gostavam um do outro e já rainha pediu-o em casamento no dia 15 de Outubro de 1839, apenas cinco dias depois da sua chegada a Windsor. Casaram-se a 10 de Fevereiro de 1840, na Capela Real do Palácio de St. James, em Londres. 
Alberto tornou-se um conselheiro político importante, bem como o companheiro da rainha, substituindo Lord Melbourne como a figura dominante e influente na primeira metade da sua vida.
Em Agosto, Vitória e Alberto visitaram o seu filho, o príncipe Eduardo de Gales, que estava a participar em manobras do exército em Dublin. Alberto ficou bastante doente, e foi diagnosticado com febre tifóide e o morreu no dia 14 de Dezembro de 1861. Vitória ficou devastada.  Entrou em luto e usou roupa preta durante o resto da sua vida. Evitou aparições públicas e raramente foi a Londres nos anos que se seguiram. O seu isolamento fez com que passasse a ser chamada de "viúva de Windsor".

Londres, é uma cidade histórica que possui uma cultura apaixonante, personagens encantadoras e oferece-nos pontos turísticos absolutamente fantásticos. Existem inúmeros pontos turísticos a visitar, contudo apenas falarei de alguns para mim mais relevantes. Nomeadamente, o Museu Britanico, o Palácio de Buckingham, o Hyde Park, Landon Eye, Museu de Cera Madame Tussauds, St. Paul Cathedral, Abadia de Westminster, Tower Bridge, o Victoria e Albert Museum, Royal Albert Hall e Albert Memorial.
Estes últimos três construídos em homenagem a este casal.
Museu Vitoria e Albert (Fonte viajarpelomundo.com)

Bonnie e Clyde
Dallas, E.U.A
Bonnie Parker foi uma famosa criminosa norte-americana que, com o namorado Clyde Barrow cometeram uma data de assaltos pelo interior dos EUA, no começo da década de 1930.
Clyde tinha a mesma idade de Bonnie e ao se conhecerem apaixonaram-se imediatamente, levando Bonnie a largar tudo para seguir o bandido. Dali em diante, ela se mostraria uma leal companheira de Clyde e com a ajuda de outros bandidos, os dois formaram uma quadrilha que aterrorizou por quase quatro anos o centro dos Estados Unidos, assassinando civis e policiais e assaltando bancos, lojas e postos de gasolina, sendo mitificados pela mídia americana, até serem mortos numa emboscada, depois de uma longa caça ao homem, perto de Bienville Parishem, no Louisiana, em 23 de maio de 1934.

Dallas, é a terceira maior cidade do Texas e centro da mais populosa região metropolitana do estado. Aqui podemos ver o Old Red Museum, o Age os Steam Railroad Museum, o Deep Ellum, visite o NorthPark Center, a Reunion Tower (principal símbolo da cidade) e o Old City Park.
Caso tenho interesse pode sempre visitar o Western Height Cemetery e o Crown Hill Cemetery onde se encontram os restos mortais de Clyde e Bonnie, respectivamente. Outro ponto de interesse, este já no estado do Louisiana, em Gibsland, temos o Bonnie & Clyde Ambush Museum, restaurante onde a dupla fez a última refeição.
Bonnie & Clyde Ambush Museum

Mata Hari e Vadim Maslov
Amesterdão, Holanda
Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem e condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Vadim Maslov, foi um oficial do exército russo. Conheceram-se em Paris em 1916. Segundo se conta Mata Hari começou o seu trabalho de espionagem para os alemães durante a I Guerra Mundial e quando esta se apaixona por Maslov, decide mudar de lado e espionar para os franceses. O que acabou por fazer com que fosse julgada e executada pelo Serviço Secreto Francês.

Amesterdão, é conhecida como umas das cidades pequenas mais extraordinárias do mundo. As suas atracções vão desde os bonitos canais que a atravessam, até aos seus museus e monumentos históricos. Aqui podem visitar o Rijksmuseum, o Van Gogh Museum, o Stedelijk Museum, a Anne Frankhuis, Oude Kerk, a Praça Dam, entre muitos outros. Podemos ainda visitar o Fries Museum, em Leeuwarden, cidade natal de Mata Hari, que contém uma sala dedicada só a ela. 


Fries Museum (Fonte rubenvanvliet.nl)
Vitor Hugo e Juliette Drouet
Ilha de Guernsey, Canal da Mancha
O escritor francês Vitor Hugo e Juliette Drouet, conheceram-se em Paris, enquanto Juliette ainda era actriz e Vitor Hugo ainda era casado. Apaixonaram-se loucamente  e ele pede-lhe que ela abdique da sua vida artística para o acompanhar e ser a sua musa inspiradora durante quase meio século. Durante esse tempo Juliette escreveu quase 20 mil cartas ao seu amor. Apesar disso, esta recusou-se a dividir casa ou mesmo a casar-se para que deste modo a chama da paixão se mantivesse sempre acesa.

A ilha de Guernsey é uma ilha do Canal da Mancha, dependência da Coroa Britânica. Aqui pode visitar, a casa onde Victor Hugo morou e que virou um museu e se chama Haunteville House, foi aqui que o escritor escreveu Les Miserables


Apesar de este artigo ser um pouco diferente do que estão habituados, espero mesmo que gostem. Posteriormente tentarei colocar roteiros completos de todos os locais que mencionei e se este tipo de artigo tiver sucesso voltarei a fazer algo do género.

Beijinhos,
Patrícia




Sem comentários:

Enviar um comentário