sábado, 12 de abril de 2014

Bari

Bari

Hoje decidi falar sobre uma pequena cidade italiana que tive o prazer de conhecer em Junho de 2012, a bonita cidade de Bari. 
Tive muito pouco tempo para visitar esta bonita cidade e estava muito calor, então optámos por uma solução um pouco mais fresca e menos cansativa, que foi o "City Tour", um autocarro sem tecto que passava pelos pontos mais importantes da cidade.
Após regatearmos o preço e obter o respectivo desconto, entrámos no autocarro e iniciámos o nosso percurso.


Esta é a segunda metrópole do Sul de Itália e o seu centro velho, hospeda numerosos testemunhos da civilização que se alternaram ao longo dos tempos, nomeadamente os romanos, normandos, suecos, entre outros.
Não se sabe ao certo as origens desta cidade, localizada na região da Apúlia. Por volta do século III a.C., foi conquistada pelos Romanos. Após a queda do Império Romano, em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554, foi tomada pelos Bizantinos, que governaram até 840, quando passou para o domínio Sarraceno. Passados 30 anos, os Bizantinos retomaram a cidade, onde se mantiveram até 1071, quando a cidade passou para o domínio Normando.

O que mais me impressionou à primeira vista foi a arquitectura dos edifícios, todos eles são sumptuosos e belos. Foi dar-vos uma breve descrição dos mais importantes que vimos e os locais onde parámos para visitar.

Partimos do porto de Bari, e iniciámos a nossa visita com o Castello Svevo, na Piazza Frederico Il di Svevia. Este edifício foi mandado construír por Roger II (1139), tendo sido destruído pelo menos duas vezes pelo povo de Bari, em protesto contra a tirania dos normandos. Posteriormente, Frederick II mandou reconstruir em 1233 e 1240.
Castello Svevo

Passámos ainda pelo Palazzo del Governo e pelo Teatro Petruzzelli, que surgiu da necessidade de possuir uma cidade cultural ao nível das outras cidades italianas. Este é o quarto maior teatro italiano e o maior teatro privado da Europa.

Palazzo del Governo

Teatro Petruzzelli
De seguida visitámos a Basílica de São Nicola e aproveitámos para comprar os nossos souveniers. O que mais me admirou neste edifício foi o facto de no mesmo local coabitarem a religião católica (no 1ºandar) e a religião ortodoxa (r/c).
A Basílica de São Nicola, foi construída em 1087 para guardar os restos mortais de San Nicola (que também é conhecida como Santa Klaus). Tendo sido a primeira e maior igreja normanda construída na região da Puglia.

Basílica de São Nicolau
São Nicolau
Seguimos depois em direcção à Piazza del Ferrarese, onde bebemos àgua de uma fonte e visitámos o mercado, Mercato del Pesce, que vos posso adiantar que é algo extremamente precário e sem condições.
A Piazza del Ferrarese surge como homenagem ao Ferrara, comerciante Stefano Fabri, que viveu no séc. XVII. A praça permite-nos aceder à parte velha da cidade e está cercada de bares e café.

Mercado de Peixe
A história da Piazza del Ferrarese

Terminava assim o nosso tour e apesar de ainda termos algum tempo livre a verdade é que o calor era insuportável e decidimos voltar para o navio. Contudo existem um conjunto de outros locais a visitar e que vos vou falar, pois são interessantes e como este ano pretendo voltar a Bari, então aproveitarei para os visitar.

La Città Vecchia, que se caracteriza pelas suas ruas estreitas e sinuosas, é onde se encontram todos os monumentos medievais importantes. De entre elas temos, a Catedral de San Sabino, construída no final do séc.XII, de estilo bizantino e dedicada a San Sabino.
Podemos ainda ver a S. Chiara, igreja que em 1492 passou para as Clarissas, pela mão do Papa Inocêncio VIII. Caso apreciem o  estilo românico podem visitar a Igreja de S. Gregorio, construída no final do séc. X é a mais antiga da cidade e passou por várias mudanças ao longo do tempo.
Temos ainda a Chiesa del Gesù, símbolo do poder dos jesuítas em Bari, sendo um dos poucos edifícios religiosos construídos do zero, em estilo barroco.

Cidade Velha Bari (Fonte parlandoitalia.blogspot.pt)
Catedral de San Sabino (Fonte parlandoitalia.blogspot.pt)

Apesar de ser uma cidade bem pequenina é extremamente amorosa e repleta de ruelas encantadoras e cheias de vida. É realmente uma cidade que merece ser visitada.

Espero que tenham gostado :)





11 comentários:

  1. a cidade e linda. Não vejo a hora de conhecer.

    http://katianecruzz.blogspot.com.br/

    Projeto FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Katiane vale mesmo a pena. É bonito e como não é uma cidade muito grande dá perfeitamente para fazer a pé. E não tem muito turista.

      Eliminar
  2. Realmente Bari é uma cidade bem pequena mas com alguns encantos e longe das grandes multidões de turistas onde ainda se respira um pouco do modo de vida italiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. E tem um encanto muito especial. Adorei principalmente a arquitectura dos edifícios.

      Eliminar
  3. Que lugar lindo, fiquei louca para conhecer pessoalmente #apaixonei
    bjcas FB
    Estou Crescendo/Shairane Mello

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena Shairane. É encantador e muito sossegado.

      Eliminar
  4. Nossa que lindo esse lugar, quero muito viajar o mundo um dia...
    vou guardar seu blog para colocar suas dicas na minha lista!
    Beijos
    FB
    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel se algum dia precisar de alguma dica ou conselho estarei disponível.

      Eliminar
  5. Muito lindo o lugar. Que vontede de conhece. Cada pedaço da cidade um encanto. Que sonho!!!!
    beijos.
    FB - http://renatagrisi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Nossa que privilégio conhecer essa linda cidade
    não conhecia ela ainda, mas quem sabe ainda não visito algum dia haah
    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos
    FB

    ResponderEliminar
  7. Aiaiiii, que lindaaaaa. Quem sabe um dia conheço a Itália.
    FB
    www.meninamulhercomglitter.com

    ResponderEliminar