sexta-feira, 30 de maio de 2014

Motivos para visitar Portugal

Motivos para visitar Portugal

Hoje decidi falar-vos do meu bonito país, Portugal. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos da América, a verdade é que sinto que Portugal é o meu país...
Ultimamente tenho visto vários artigos, elegendo Portugal como um dos melhores destinos turísticos do mundo e nesse sentido surgiu-me a ideia deste artigo.

Portugal é um pequeno país, localizado a Sudoeste da Europa. Este país está entre os 20 mais visitados no mundo, sendo o turismo um dos sectores económicos mais importantes. E foi eleito pela Condé Nast Traveller como o melhor destino do mundo para se viajar em 2013, tendo sido vários os critérios utilizados para esta escolha. Nomeadamente, a paisagem, a gastronomia, as praias e a simpatia da população. Segundo esta publicação Portugal possui um "especial encanto que é visível nas tradições da país, com cidades que combinam a modernidade com o peso visível da história, paisagem e praias que nos reconciliam com a Natureza". Já este ano o jornal norte-americano USA Today elegeu Portugal como o melhor país da Europa para passar férias.


Como tal, pretendo aqui apenas deixar-vos uma pequena ideia do quão maravilhoso é este país e as suas pessoas.

As praias
Portugal possui praias maravilhosas e para escolher uma basta pegar num mapa e decidir. Este país possui quilómetros e quilómetros de costa, banhada pelo imenso Oceano Atlântico. Há largas extensões de areia salpicada com guarda-sois e passadiços de madeira, como pudemos observar na Comporta, existem também enseadas escondidas e semi-desertas, ao longo da costa Alentejana. Mas para quem prefere umas férias em locais em sítios mais elegantes e urbanos, pode sempre ir até Cascais, nunca esquecendo a fantástica região do Algarve que nos proporciona praias fantásticas. 
Concluindo, desde o Norte até ao Algarve, passando pelas ilhas, há sempre uma praia a descobrir e a desfrutar, com características próprias.


Algarve
O vinho
O vinho é um dos principais marcos de Portugal pelo Mundo. Os vinhos do Porto e da Madeira são mundialmente conhecidos, tendo surgido várias rotas enoturísticas absolutamente maravilhosas. Várias Quintas e Adegas permitem visitas, com o intuito de mostrar que o vinho, a sua história, cultura e tradição vai muito além do simples acto de beber. 
E os produtores portugueses, não se limitaram a explorar apenas os vinhos que já tinham nome, mas continuaram e investir noutros tipos de vinho, nomeadamente o vinho Verde e Alentejano e cada vez mais é exportado para fora.
Actualmente existem já hotéis incríveis de enoturismo, onde é possível vivenciar experiências únicas, que irão permitir expandir o palato de cada visitante.

As Vinhas
A arquitectura
Outro dos motivos para visitar Portugal, é puder observar a bonita arquitectura que impera neste país. Desde os azulejos característicos de Portugal (e já considerados como símbolo nacional), até à Sé de Braga, passando pela Casa de Chá de Matosinhos de Álvaro Siza, pela Casa da Música no Porto ou pelo belíssimo Mosteiro da Batalha. Todos os edifícios portuguesas têm um estilo próprio que os torna únicos e inconfundíveis.
Ao percorrer o país encontrarão igrejas e palácios rurais, belos e misteriosos, um exemplo fantástico é a Quinta da Regaleira, em Sintra.


Azulejos tradicionais portugueses

A gastronomia
A cozinha portuguesa é fruto da fusão entre a cozinha mediterrânica e atlântica. Não há gastronomia portuguesa sem o bom azeite, o pão caseiro, regado pelo bom vinho. A variedade de pratos regionais é enorme, surgindo pratos com nomes iguais mas com confecções diferentes.
A alquimia, conseguida pelos portuguesas, a cozinhar o bacalhau é um dos motivos que levam a muitos turistas gostarem tanto deste país. Alguns inclusive, pensam que o bacalhau é um alimento português.

Prato de Bacalhau

Os doces
O legado dos conventos, com o seu amor pelo açucar e pelas gemas, levaram a uma tradição culinária muito própria e absolutamente fantástica neste país. A doçaria conventual teve origem no século XV e surgiu com a entrada do açúcar na nossa gastronomia, pois até então o mel era o principal adoçante utilizado.
Em Portugal, visitando qualquer pastelaria pode-se experimentar o famoso pastel de nata, o pastel de Belém, os papos de anjo, as queijadas ou as farófias.

Doces Conventuais

A simpatia e hospitalidade
Duas das principais características do povo português é a sua simpatia e a hospitalidade. Se alguém for dois dias consecutivos ao mesmo local, ao fim do terceiro dia já é tratado pelo seu nome próprio e com um sorriso, o que faz com que a pessoa se sinta em casa.
Em 2013 foi realizado o filme "Portugal, Portugueses" e aqui são contadas as histórias de vários turistas que passaram por Portugal e que, embora tenham ficado encantados com todas as experiências que este país tem para oferecer, se deixaram, sobretudo, seduzir pela hospitalidade e disponibilidade dos portugueses. 


As ilhas
Outro dos motivos que leva muitos turistas a visitar Portugal, são as suas ilhas. Pedaços de terra, no Atlântico, absolutamente surpreendentes.
Para além do vinho e do famoso anticiclone, a Madeira e os Açores oferecem paisagens absolutamente maravilhosas, colheitas que nascem entre as rochas vulcânicas e praias onde está sempre bom tempo. Podemos ainda observar baleias a mergulhar diante dos nossos olhos.

Ilha da Madeira

Porto
A bonita cidade do Porto situa-se no noroeste de Portugal, na margem direita do Douro. O seu Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, sendo por muitos considerada a zona mais bela da cidade e onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico e visualizar as caves de Vila Nova de Gaia.
Actualmente, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, sendo uma das cidades mais visitadas da Europa. A Lonely Planet, em 2013, elegeu o Porto como o melhor dos 10 destinos de férias na Europa.

Porto
Lisboa
A cidade de Lisboa é a capital de Portugal e possui uma intensa actividade cultural. Foi epicentro dos descobrimentos desde o século XV, servindo de ponto de encontro de diferentes culturas. Actualmente, mantém ligações com antigas colónias portuguesas e é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa.
A Baixa Pombalina e o Chiado são o coração da cidade e foram edificadas sobre as ruínas da antiga cidade de Lisboa, destruída pelo terramoto de 1755. Nas redondezas encontramos outros locais de interesse histórico, nomeadamente a Praça dos Restauradores e o Elevador de Santa Justa e ainda a Praça do Comércio, o Rossio e o Convento do Carmo.
Esta cidade foi considerada pela CNN, como a cidade mais cool da Europa

Lisboa

Coimbra
Situada numa fantástica colina, encontra-se a bonita cidade de Coimbra, banhada pelas calmas águas do Mondego, que funcionam como um espelho que reflete a imagem desta fantástica cidade. Esta é caracterizada por uma mística muito própria, resultante de um passado rico em acontecimentos relevantes, que a tornaram, que a tornaram no centro cultural e intelectual de Portugal, inspirando a obra de poetas e escritores aclamadas.

Coimbra



Espero que tenham gostado e para quem ainda não conhece este bonito país vos tenha aguçado o apetite e possam brevemente conhecer.....

Beijinhos.....


3 comentários:

  1. Acreditem, vale mesmo a pena!!! :D é tudo, é mar, é serra, é cidade, é campo, é neve, é praia, é história, gastronomia, conhecimento, história e religião, é todos os tipos de destino, num!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vale mesmo a pena.....Neste pequeno país pudemos encontrar uma diversidade de possibilidades que dá para todos os gostos.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar