quinta-feira, 26 de junho de 2014

Brasília

Brasília

Hoje dedicarei este artigo ao local do último jogo da fase de grupos de Portugal, Brasília. Espero que este seja o palco do local que nos irá levar à próxima fase, apesar de difícil acredito que os milagres podem acontecer.

Brasília, é a capital do Brasil desde 1960, quando as autoridades brasileiras abandonaram o Rio de Janeiro e se mudaram para um local, no meio do nada mas também no meio do Brasil. Esta é uma cidade futurista, utópica que se tornou numa referência mundial, a cidade do séc. XX, tendo sido considerada Património Histórico e Cultural da Humanidade.
Aqui encontramos uma quantidade ínfima de monumentos, palácios, esculturas, espelhos de água e parques. Muitas destas atracções são obras do arquitecto Oscar Niemeyer.

Brasília
Existem determinados locais que têm que ser visitados por quem passa por Brasília. Um desses locais é a Catedral Metropolitana, que foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Foi projectada pelo arquitecto Oscar Niemeyer em 1958.

Catedral Metropolitana
Outro local a visitar é o Palácio da Alvorada, a residência oficial  da Presidente da República, que também foi projectada por Oscar Niemeyer. Este é um dos ícones da arquitectura moderna brasileira.

Palácio da Alvorada
Quem visita Brasília não pode deixar de ir ao Templo da Boa Vontade, inaugurado em 1989, sendo o monumento mais visitado de Brasília. Foi escolhido pela FIFA como roteiro oficial do Mundial de 2014.

Templo da Boa Vontade
Esta é uma cidade que facilmente impressiona quem lá passa, e um dos locais com maior imponência é a a Praça dos Três Poderes, que é um espaço amplo e não tradicional, contemplando três edifícios monumentais e que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo), todos eles obra do famoso arquitecto já referenciado anteriormente. 
- Palácio do Planalto - faz parte do projecto do Plano Piloto da cidade, tendo sido um dos primeiros edifícios de Brasília. Este edifício ficou concluído em 1960.

Palácio do Planalto
- Supremo Tribunal Federal - é considerado uma das obras primas da cidade, o desenho das suas colunas resultam de uma derivação das colunas do Palácio da Alvorada, proporcionando uma variedade de perspectivas a ser exploradas pelos visitantes.

Supremo Tribunal Federal
- Congresso Nacional - é considerado o maior símbolo da cidade de Brasília, além de ser referido várias vezes como o ícone do próprio país.

Congresso Nacional
No passeio pela cidade podem ainda passar na Ponte JK, projectada por Alexandre Chan, esta obra recebeu a Medalha Gustav Lindenthal em 2003. Tendo sido eleita como a ponte mais bonita do mundo.

Ponte JK
Mas existem muitos outros espaços, nesta cidade, que vão para além da arquitectura e que merecem ser visitadas. Caso do Parque Nacional de Brasília é um parque urbano que surgiu da necessidade de se protegerem os rios capazes de fornecer água potável à cidade e ao mesmo tempo manter a vegetação no seu estado natural. Os seus princípios básicos são a preservação de ecossistemas naturais e o desenvolvimento de actividades educativas e interpretação ambiental e turismo ecológico. A principal atracção do Parque são as piscinas formadas a partir de poços de água.

Parque Nacional de Brasília
Pudemos ainda visitar o Parque Sarah Kubitschek, que é o maior parque urbano do mundo, com uma área de 42 milhões de metros quadrados. Foi fundado em 1978 e trata-se de um dos maiores centros de lazer da cidade, possuindo imensas atracções, nomeadamente lagos artificiais, espaços para prática de desporto, parque de diversões, centro hípico e pistas de patinagem e ciclismo.

Parque Sarah Kubitschek
Com o Mundial a decorrer pode-se ainda visitar o Estádio Nacional, estrutura que compõe o Complexo Polidesportivo Ayrton Senna, e que será palco do último jogo da fase de grupos de Portugal. Este estádio, com capacidade para 70 000 pessoas, será palco de sete jogos do Mundial.

Estádio Nacional

Brasília é então uma cidade onde se respira a fantástica obra de Niemeyer. Esta é uma cidade nascida para o futuro, cosmopolita e divertida. Espero que seja também o local onde a seleção será muito feliz.....

Espero que tenham gostado. E como não podia deixar de ser:

FORÇA PORTUGAL.....



1 comentário:

  1. OLa Patrícia, tudo bem?
    Parabens pelo blog.
    Estou me familiarizando com esse mundo, pois recentemente criei um blog de viagens.
    Sucesso.
    Se quiser me visitar : http://curioviagens.blogspot.com
    Thais

    ResponderEliminar