quarta-feira, 25 de junho de 2014

Manaus

Manaus

Este artigo surge no seguimentos dos dois anteriores e pretende dar a conhecer um pouco da cidade onde se realizou o segundo jogo de Portugal, na fase de grupos, Manaus.

Manaus, localizada no estado do Amazonas, é uma cidade histórica e portuária e mundialmente conhecida, quer pelo seu potencial turístico, quer pelo ecoturismo.
Foi fundada em 1669 pelos portugueses, com a construção do Forte de São José da Barra do Rio Negro. Em 1848 foi elevada à categoria de cidade e o seu nome surge como homenagem aos Manaó, nação indígena. Com o tempo foi-se transformando numa cidade moderna com perfil europeu, em parte graças à riqueza obtida a partir do comércio internacional de borracha.

Manaus
Quem visita esta bonita cidade pode esperar por diversão, existem inúmeros locais a visitar e descobrir, especialmente para quem se quiser aventurar na selva.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas, obra mais importante da época áurea do comércio da borracha. Foi inaugurado em 1896, e tornou-se o símbolo da cidade, é um imponente edifício com uma fachada rosa e uma cúpula composta por 36 mil telhas vitrificadas.

Teatro Amazonas
Outro local a visitar é o Mercado Adolpho Lisboa, construído em 1883 em frente ao Rio Negro. Com um estilo Art Noveau, é um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitectura de ferro.

Mercado Adolpho Lisboa

Já o Palacete Provincial, é um dos mais importantes espaços culturais da região. Foi inaugurado em 1875, sendo uma das edificações mais antigas da cidade e abriga 5 museus: o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu Tiradentes e o Museu da Arqueologia.

Palacete Provincial
Tal como já referi anteriormente, o ecoturismo atrai milhares de turistas a Manaus. Entre as várias atracções encontramos:
 - O Encontro das Águas - fenómeno natural causado pelo encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro;
Encontro das Águas
 - A Praia da Ponta Negra - praia fluvial às margens do rio Negro, localizada a 13 Km do Centro;
Praia da Ponta Negra
 - A Praia da Lua - praia com formato de lua em quarto crescente e uma vegetação de rara beleza natural com uma extensão de areia branca e banhada pelas águas negras do Rio Negro, límpidas;
 - A Cachoeira do Paricatuba - cachoeira formada por rochas sedimentares e cercada de vegetação abundante.
Cachoeira do Paricatuba
Como não podia deixar de ser, e para terminar, pudemos ainda visitar a Arena Amazónia, palco do segundo encontro de Portugal.
A Arena Amazónia, localiza-se no bairro Flores, tendo sido idealizado pelo arquitecto Ralf Amann e com o objectivo de privilegiar a floresta amazónica. Tem capacidade para 44 000 pessoas.

Arena Amazónia

Espero que tenham gostado. E como não podia deixar de ser:
FORÇA PORTUGAL, estarei sempre a apoiar-vos.....

;)













Sem comentários:

Enviar um comentário