sexta-feira, 24 de outubro de 2014

As fantásticas praias portuguesas

As fantásticas praias portuguesas

Desde já peço desculpa pelo meu "desaparecimento", mas estou a viver uma nova fase da minha vida e tive que adaptar as minhas rotinas a esta fase e o blog acabou por ficar um pouco para trás. Mas espero agora retornar aos artigos.
Este post surge em seguimento de um artigo que li na Revista Visão, em que são seleccionadas as 23 melhores praias da costa portuguesa. Uma vez que o Verão parece ter vindo pela primeira vez este ano, decidi fazer este artigo, sugerindo 11 praias a visitar.
Uma extensa costa, onde todas as praias têm areia fina e branca, um verão, geralmente longo e muitas horas de sol, fazem de Portugal o destino ideal de férias (se bem que este ano as coisas não estiveram muito fáceis :(  ).


Barranco Martinho
A praia do Barranco Martinho localiza-se na Ponta da Piedade, no Algarve. Sendo uma das mais bonitas e desconhecidas praias desta fantástica região. Recentemente foi considerada pelo Portal Americano Huffington Post como "provavelmente a mais bonita praia do mundo".
Muitos consideram que esta não é uma simples praia, mas sim um monumento natural composto por formações rochosas.



Rodanho
Esta praia, localizada perto de Viana do Castelo, é um verdadeiro paraíso para aqueles que pretende a tranquilidade, aliada a uma paisagem bucólica e a um areal quase vazio. O Ministério do Ambiente designou esta praia como a Praia Dourada, dado a qualidade da água e todas as variantes que a caracterizam. O único senão é que a água é relativamente fria e geralmente há algum vento.
Para conseguir aceder à praia, precisam de atravessar a ribeira de Anha e percorrer um longo passadiço de madeira.



Ponta Ruiva
A praia de Ponta Ruiva é uma das mais bonitas e selvagens praias do Algarve, sendo ainda um local relativamente desconhecido. Localiza-se entre o Cabo de S.Vicente e o miradouro da Torre de Aspa, estando completamente isolada e com difíceis acessos. O seu nome provém de uma pedra, existente no local, de cor avermelhada, que entra pelo mar dentro. Tornando o seu mar único e com ondas que encantam qualquer surfista.
Contudo há um senão, na maré-cheia o areal torna-se estreito e poderão ocorrer deslizamentos de pedras, pelo que se recomenda atenção à faixa junto às arribas.



Figueira
A praia da Figueira localiza-se junto a Sagres e é essencialmente procurada por naturistas, dado o seu acesso remoto e características próprias. É uma bonita baía, com uma beleza natural absolutamente fantástica, estando protegida por escarpas. Ao longo do areal encontramos pequenos muros em pedra, construídos pelos banhista, de modo a protegerem-se do vento que por vezes se faz sentir.



Marinha
A praia da Marinha é o cartão postal do Algarve, situada no concelho de Lagoa. Esta é uma das mais bonitas praias de Portugal, tendo já servido de cenário a alguns anúncios. Possui águas transparentes, que permitem observar a biodiversidade existente no local, ideal para quem gosta de praticar mergulho. Bem perto pode-se ainda visitar fantásticas grutas, que tornam o local único.



Quiaios
A praia de Quiaios fica junto à Serra da Boa Viagem e perto da praia da Figueira da Foz. Esta praia é composto por um conjunto de características que a torna única, ou seja, possui um areal enorme, uma zona de dunas que é percorrida por passadiços de madeira, tem ao seu redor uma intensa área de pinhal e o tempo aqui é bastante mais ameno do que na Figueira da Foz. Várias são as actividades que aqui podem fazer, nomeadamente correr ou jogar futebol e caso o mar não permita ir a banhos, podem sempre recorrer à piscina municipal, que está localizada junto às dunas.



Monte Clérigo
A praia Monte Clérigo localiza-se na Costa Vicentina e é conhecida pelas suas pitorescas casas, que se encarreiram ao longo da falésia e que entram pelo mar dentro, fazendo lembrar um postal ilustrado para quem olha de longe a paisagem. Este é um local muito apetecido pelos pais, pois quando baixa a maré são formadas pequenas baías, repletas de estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e cardumes, sendo o local ideal para as crianças brincarem.


Ribeira d'Ilhas
A Praia Ribeira d'Ilhas localiza-se perto da Ericeira e foi a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa. Esta é uma praia completa, pois tanto serve para quem está a iniciar-se no surf, como para que já é extremamente experiente. Quando o mar está favorável pode desenvolver ondas de cerca de 200 metros de cumprimento. Quem visitar a Ribeira d'Ilhas pode ainda usufruir de bares e de um surf-camp com bungalows.



Creiro
A praia de Creiro localiza-se junto à Arrábida e desta-se pela sua Pedra da Anicha, pequena ilhota, situada em frente ao conhecido "monte branco". O caminho até à praia é feito através de uma escadaria, que possui lateralmente alguns bancos para que se possa descansar.
E nas imediações está a estação arqueológica do Creiro, onde se podem visitar as ruínas de um complexo romano, usado na salgadura do peixe.



Adraga
A praia da Adraga localiza-se junto a Sintra, o acesso a esta praia é feito a partir da aldeia de Almoçageme. A praia esconde-se por entre as falésias e rochas imergindo no azul límpido da água salgada, combinando a paisagem da montanha da Serra de Sintra, com a paisagem da praia. Existem diversas rochas, espalhadas pelo areal, o que lhe dá uma personalidade própria.
Em 2003, a Praia da Adraga foi considerada, pelo jornal britânico The Sunday Times, uma das 20 melhores praias europeias.



Foz do Meco
A praia Foz do Meco localiza-se na região de Sesimbra, sendo uma praia tranquila com um imenso areal e com águas muito limpas. O grande senão é mesmo o facto do mar ser bastante tumultuoso, o que torna o local bastante apetecível para os praticantes de kitesurf.
O que torna esta praia única é a sua conhecida falésia de argila e as suas dunas que dão acesso ao pinhal. Esta praia divide-se em duas zonas distintas, a zona não naturista e a zona oficialmente naturista.



Conhecem alguma destas praias? Caso conheçam deixem a vossa opinião pessoal e caso não conheçam qual vos fascinou mais só pelas imagens? 
Espero que tenham gostado.

:)

2 comentários: