sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As 7 Maravilhas de Portugal


As 7 Maravilhas de Portugal


Hoje iniciarei uma série de artigos denominados "As 7 Maravilhas....", com estes artigos pretendo apenas dar a conhecer as fantásticas maravilhas que se encontram por esse mundo fora. O primeiro dos artigos vem falar exactamente nas 7 maravilhas de Portugal, maravilhas essas que foram condecoradas a 7 de Julho de 2007.

Vários foram os monumentos portugueses a concurso, dada a panóplia de monumentos que ilustram o nosso bonito país. A lista inicial foi composta por 793 monumentos, depois reduzidos a 77 e posteriormente a lista final contou com 21 monumentos finalistas, que foram a uma votação on-line da qual resultou nos 7 vencedores.

As nossas 7 Maravilhas englobam então:

Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais conhecidos de Portugal. Foi mandado construir pela Condessa Mumadona, no século X, para servir de defesa ao mosteiro de Guimarães.
Mais tarde, e com a fundação do Condado Portucalense, D.Henrique e D.Teresa elegeram este castelo como local de residência, tendo Guimarães ficando então conhecida como a cidade-berço.

Castelo de Guimarães (Fonte: www.culturanorte.pt)



Castelo de Óbidos
O Castelo de Óbidos é um verdadeiro símbolo histórico de Portugal, que foi erguido sobre um monte, em tempo localizado à beira mar. Acredita-se que este bonito castelo tem origem romana, tendo sido posteriormente servido de fortificação aos árabes. A partir de 1148, quando foi conquistado pelos cristãos, passou por várias reestruturações que têm durado até aos dias de hoje, mas que preservaram as suas características medievais.

Castelo de Óbidos (Fonte:www.bestguide.pt)



Mosteiro da Batalha
O Mosteiro da Batalha foi mandado construir em 1386 por D.João I, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. A sua construção gótica demorou cerca de dois séculos a ficar completa, embora tenha servido de sede dos primeiros dominicanos logo a partir de 1388. Este bonito Mosteiro foi considerado património mundial da UNESCO.

Mosteiro da Batalha (Fonte:www.pportodosmuseus.pt)



Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça foi iniciado em 1178 pelos monges de Cister, aquando da conquista de Santarém aos árabes. A abadia é um dos mais importantes templos medievais, tendo sido a primeira obra inteiramente gótica em Portugal. Já a sua fachada resulta de uma combinação de estilos que englobam o românico, o gótico e o barroco.

Mosteiro de Alcobaça (Fonte: www.leme.pt)



Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos foi mandado construir pelo rei D.Manuel, em 1496, de forma a perpetuar a memória do Infante D.Henrique, pela sua devoção a Nossa Senhora e a S. Jerónimo. Tendo posteriormente sido doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo. 
Este é um exemplo da arquitectura manuelina, sendo também o mais notável conjunto monástico português do seu tempo, tendo sido declarado património mundial da UNESCO em 1983.

Mosteiro dos Jerónimos (Fonte:www.commons.wikimedia.org)



Palácio Nacional da Pena
O Palácio Nacional da Pena representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX. Foi mandado construir no século XVI, por D.Manuel I, para cumprir uma promessa e doou-o à Ordem de São Jerónimo. O Palácio resulta de uma mistura de estilo, que englobam o neogótico, o neomanuelino, o neo-islâmico, o neo-renascentista.

Palácio Nacional da Pena (Fonte: www.destinomundo.pt)



Torre de Belém
A Torre de Belém é uma fortificação que integrou o plano defensivo no Rio Tejo, projectado na época de D. João II. Caracteriza-se pelo nacionalismo que se encontra implícito, dada a sua ornamentação que engloba decorações do Brasão de armas de Portugal e inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte. A bonita Torre foi classificada em 1983 como Património Mundial da UNESCO.

Torre de Belém (Fonte: www.antenalusa.pt)



Espero que tenham gostado e que deixem as vossas opiniões quanto ao resultado desta votação que já contam com 7 anos.

:)


















Sem comentários:

Enviar um comentário