quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dez cidades encantadoras

Dez cidades encantadoras

Hoje o artigo é dedicado a dez cidades desconhecidas para muita gente, mas absolutamente encantadoras e que merecem a visita de qualquer um. Espero que gostem e que se deixem encantar tal como eu me deixei, apenas com as fotos dos locais.


Burano, Itália
Burano é uma ilha situada a apenas 11 km de Veneza, e é conhecida como a "ilha colorida da renda". Aqui a nossa atenção fica presa desde o primeiro instante, com as bonitas e coloridas casas à beira da água.As cores das casas ficavam determinadas de acordo com as famílias que lá residiam ao longo dos tempos e actualmente, caso o proprietário pretende pintar as mesmas, necessitam de aprovação do Governo com a cor autorizada a usar.
Esta ilha é ainda famosa pelo seu artesanato, em especial pela sua renda, desde o séc. XVI. Renda que foi inclusive elogiada pelo Rei Luís XIV e Leonardo da Vinci.E apesar das "rendeiras" terem diminuindo ao longo dos anos, ainda é possível encontrar algumas, sentadas do lado de fora das lojas e das casas, as fazer as bonitas peças.



Oia, Grécia
Oia é uma pequena cidade situada na ilha de Santorini, sendo o local ideal para quem procura o romance, mas é também o sítio mais caro da ilha. É um local absolutamente encantador, onde as casas são todas brancas contrastante com o azul das cúpulas das igrejas. Oia é conhecida pelo por do sol mais poético do universo, onde as casas ficam banhadas por uma aura alaranjada, tornando a vista absolutamente inesquecível.



Colmar, França
Colmar é uma cidade da Alsácia fundada no séc. IX, que pertenceu ao império alemão, sendo possível observar a sua influência até aos dias de hoje. É uma cidade bem pequena e muito acessível de se visitar. Ela atrai inúmeros turistas pelo romantismo dos seus bairros e pela qualidade do seu património arquitectónico, ou seja a cidade é a própria atracção, com casas coloridas, um canal que atravessa o pequeno centro e restaurantes por toda a parte.



Tasiilaq, Groenlândia
Tassilaq, anteriormente conhecida como Ammassalik, é uma cidade com pouco menos de dois mil habitantes. E apesar de ser uma localidade remota é bastante acessível, sendo a principal entrada para uma fantástica experiência nórdica e ideal para os amantes da natureza e das actividades ao ar livre, podendo fazer longas caminhadas pelas montanhas, passear de caiaque, fazer escalada ou esqui e até mesmo corridas de trenó puxadas por cães. Mas para aqueles que preferem uma visita mais cultural, este também é o sítio ideal, pois Tassilaq possui uma vida artística bem características, que podemos observar através do artesanato de design rústico, ou através dos diversos locais com música ao vivo.



Savannah, EUA
Savannah situa-se no estado da Geórgia e foi fundada em 1733 pelo general britânico James Oglethorpe. Esta é uma das cidades históricas mais charmosas dos Estados Unidos, caracterizada pelas suas casas de estilo vitoriano e pelas suas 22 praças e possuir a maior coleção de pontos históricos do país, sendo uma obra de arte a céu aberto. O cartão postal desta cidade é o Forsyth Park, uma enorme área verde, bem no centro da cidade, constituída por carvalhos cobertos de musgo.



Newport, EUA
Newport é uma cidade localizada no estado de Rhode Island, tendo sido fundada em 1639 e possuindo actualmente o maior número de edifícios do período colonial nos Estados Unidos. É conhecida como o local de férias da elite da Nova Inglaterra e ainda pelas suas célebres mansões. Esta é uma cidade marítima rodeada de água e como tal considerada a capital naútica do país. Newport é uma cidade elegante ideal para os que pretendem apreciar a arquitectura colonial, passear ao longo dos penhascos ou praticar desportos aquáticos.



Wengen, Suiça
Wengen localiza-se na região de Berner Oberland e repousa sobre um planalto ensolarado 400 metros acima do vale de Lauterbrunnen. Sendo a natureza um dos principais encantos deste vilarejo, que se encontra desprovido da presença de automóveis e que oferece bonitas áreas de passeio e de esqui aos seus visitantes. Quem visita esta bonita estância pode ainda deslizar entre as árvores no teleférico até ao topo da montanha Mannlichen enquanto desfrutam da paisagem composta pelas cores vivas dos chalés no vale.



Giethoorn, Holanda
Giethoorn é uma cidade fundada por um grupo de fugitivos da região do Mediterrâneo por volta de 1230. Esta bonita cidade é conhecida como "Veneza dos Países Baixos", pois não possui estradas, e o único acesso é feito por água, ao longo de inúmeros canais. É constituída por locais fantásticos, com casas encantadoras e bonitas  pontes em arco. Os moradores utilizam pequenas embarcações para circular junto às casas.
Aqui podemos desfrutar de um local sem barulho, ar puro e perfumado pelas muitas flores que caracterizam a Holanda.



Shirakawa, Japão
Shirakawa é uma cidade japonesa que se localiza na fronteira dos Alpes do Japão e que foi declarada Património Mundial da Humanidade. É famosa pelas suas bonitas habitações tradicionais, gasshoku, inteiramente construídas em madeira e com o telhado coberto por plantas de arroz (trocadas a cada cinco anos). Estas casas têm pelo menos trezentos anos e têm sobrevivido a guerras, terramotos e à modernização.



Hallstatt, Áustria
Hallstatt encontra-se entre o lago Hallstatter See e as montanhas e é composta por bonitas casinhas rústicas, tendo sido declarada Património da Humanidade da UNESCO. É conhecida pelas suas preciosas minas de sal que permitiram que a cidade se fosse valorizando. A vista às antigas minas é uma das visitas obrigatórias, outra das visitas a fazer é subir ao alto da através do funicular, a descida pode ser feita a pé por entre abetos e pinheiros, onde vamos descobrindo um pouco da história de Hallstatt espalhada pelo caminho.



Espero que tenham gostado e que vos tenham despertado a curiosidade para conhecer estes destinos fabulosos. Infelizmente ainda só conheço um dos locais, Oia, mas espero no futuro poder descobrir a beleza de cada um destes locais que estarão certamente nos meus próximos planos. 
Deixem aqui os vossos comentários e opiniões.

:)

1 comentário: