sábado, 18 de julho de 2015

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é um novo espaço na baixa lisboeta, trazendo um novo conceito ao famoso Pastel de Bacalhau. Esta casa pretende aliar dois sabores tradicionais portugueses, o pastel de bacalhau e o queijo da serra que simbolicamente representam a terra e o mar (duas tradições históricas do nosso país). O espaço, localizado na famosa Rua Augusta encontra-se aberto todos os dias das 10h às 20h e faz as delícias dos turistas que por ali passam.



Quando visitamos o espaço é possível vermos os funcionários a prepararem o Pastel de Bacalhau através de uma vitrina, deixando que quem passa os fotografe, se assim o entender.
O Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra tem o preço de 3,45€, mas se comer um Pastel de Bacalhau Simples o preço mantém-se (na minha opinião o valor é bem puxado para o que encontramos, principalmente no Pastel de Bacalhau Simples). O serviço é de pré-pagamento e sem serviço de mesas, mas até é bastante rápido.

Fachada do edifício


Na minha modesta opinião o Pastel de Bacalhau Simples torna-se bastante maçudo sendo difícil comê-lo na totalidade, em contrapartida o Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra é absolutamente delicioso ( só tenha cuidado porque se o Pastel estiver quente corre o risco de se queimar com o queijo).
E enquanto saboreamos o Pastel de Bacalhau vamos ouvindo a música mais portuguesa que há, o Fado. Isto se conseguirmos arranjar uma mesa, pois o espaço é bastante pequeno e existem muito poucas mesas disponíveis dentro do edifício. Existe ainda uma esplanada, mas no dia que visitei o local o calor era imenso e só havia mesas ao sol disponíveis. 

Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra

Mas não é só a gastronomia que torna esta casa única, a sua decoração é bastante interessante e também ela representa o melhor de Portugal, através de vários elementos decorativos e obras de arte de vários autores famosos como Júlio Pomar, Paula Rego e Vieira da Silva, entre outros.

Pormenor de Decoração

Livro de Carlos Bento da Maia
Várias Ilustrações de Júlio Pomar

Este é sem dúvida um espaço que vale a pena ser visitado pelo seu conceito e acima de tudo por ser um espaço tão português e único.  Assim se estiver pela bonita cidade de Lisboa não deixe de passar por ali e experimentar os tão famosos pastéis.

Espero que tenham gostado :)


Sem comentários:

Enviar um comentário