sábado, 10 de outubro de 2015

5 dicas para se virar numa cidade

5 dicas para se virar numa cidade


Muitas vezes os meus amigos e conhecidos perguntam-me como me consigo "safar" tão bem num local que estou a conhecer pela primeira vez, como sei quais os transportes a utilizar, os restaurantes que frequento, entre outras coisas. Então decidi escrever este pequeno artigo com cinco dicas, ideais para quem está prestes a ir para algum local que não conheça.



1.Pesquise coisas para fazer - quando se viaja para um local deve-se saber quais as características, história, monumentos, entre outros. Depois de estar o mais informado possível acerca do local devemos fazer uma lista com os sítios onde queremos ir, restaurantes que queremos conhecer e coisas que pretendemos fazer. Uma das melhores formas de conhecer um local é ler alguns blogs de viagem de pessoas que já visitaram o mesmo ( caso tenham curiosidade de ver alguns blogs que sigo leia o meu artigo Blogs de viagem que precisa de conhecer). Claro que há sempre coisas que se descobrem durante a viagem e que acaba por nos desviar desta lista, mas esta acaba por servir como um fio condutor do nosso planeamento e da nossa descoberta.

2.Não tenha medo de andar de transportes públicos - os transportes públicos são os meios mais rápidos e baratos para se deslocar em qualquer cidade. Mais uma vez aconselho que visitem alguns blogs e leiam quais os transportes mais eficazes em cada cidade (por exemplo em Paris aconselho o metro, mas em Florença a rede de autocarros é espectacular). Outra opção é dirigir-se a um posto de turismo e pedir mapas com os circuitos dos vários meios de transporte e escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

No metro para Versalhes

3.Aplicativos de viagem - os aplicativos de viagem são uma ajuda inigualável para quem está num local que não conhece, pois acabam por nos ajudar a fazer escolhas do que vale a pena visitar ou o onde poderemos ter uma boa experiência gastronómica. Os meus aplicativos de viagem são o Tripadvisor e o Minube.

4.Leve sempre um guia - esta é provavelmente a melhor dica de todas, pois um bom guia acaba por dar todas as indicações necessárias para nos mexermos bem num local desconhecido. Pois para além de nos falarem da história local, mostram os monumentos mais conhecidos mas também os menos conhecidos, falam dos meios de transportes mais úteis e dão dicas de alojamento e de restaurantes. Existem inúmeros guias de editoras diferentes mas os meus preferidos são os Citypack da Porto Editora e os Guias da American Express.

Os meus guias favoritos

5.Converse com amigos que já visitaram o local - Não há dica melhor do que aquela que nos é dada por quem já visitou o local e normalmente os nossos amigos conhecem os nossos gostos e a nossa personalidade e poderão dar dicas personalizadas e ideais para nós.

Viagem a França com amigos

E vocês têm alguma dica para partilhar connosco? Espero que vos possa ter ajudado e que numa próxima viagem possam desfrutar ainda mais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário