quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Como reservar hotéis pela Internet

Como reservar hotéis pela Internet

Quando viajamos uma das coisas que mais trabalho dá, quando estamos a preparar o nosso roteiro, é a escolha do hotel ou hostel onde vamos ficar alojados. Pois vários são os aspectos a ter em consideração, nomeadamente, a localização, o preço, as comodidades, entre outros. E este é um processo complicado, pois a escolha de um mau hotel pode arruinar a nossa viagem. E depois de uma má experiência, em que deixei a escolha ao cargo da agência de viagens, hoje em dia, mesmo quando viajo por intermédio de uma agência, sou eu que dou a indicação do hotel onde quero ficar (para ver a minha má experiência aceda aqui).

Devo dizer que até hoje, o meu processo de reserva de hotel resultou quase em 100% das vezes. A única vez em que fiquei menos satisfeita foi na última viagem que fiz, num hotel em Roma, onde fiquei na última noite (para ver o hotel aceda aqui).

Montebelo Aguieira Resort e SPA

Quando procuro um hotel, o meu primeiro passo é sempre ir ao Booking, um site disponível em mais de 40 idiomas e com mais de 478 381 propriedades, espalhadas em 201 países e cuja missão é ajudar os viajantes a descobrir, reservar e desfrutar dos melhores locais, consoante as necessidades.
Inicio a pesquisa, colocando a cidade e as datas. Depois de aparecerem todas as propriedades disponíveis naquelas datas, chega a vez de começar a filtrar a escolha de acordo com:


Booking
  • o meu orçamento - antes de escolher o hotel defino qual o valor máximo que me permito gastar por noite e isso vai depender muito do tipo de viagem que pretendo fazer, se vou sozinha com o meu marido ou em grupo, se é uma viagem de lazer ou de negócios, etc.
  • a localização - geralmente antes de chegar a esta parte, faço uma pesquisa e tento saber quais as zonas mais aconselhadas para ficar, as zonas de fácil acesso a transportes e que seja perto de todos os locais que pretendo visitar. Aqui o meu grande aliado é o Google Maps, que me permite ter uma visão geral da localização de tudo.
  • o tipo de propriedade - esta opção é boa para quando vamos em grupo e em vez de ficar num quarto de hotel, podemos preferir ficar num apartamento ou até num aparthotel.
  • comodidades - esta é outra característica que é influenciada pelo tipo de viagem que vamos fazer, se queremos um local com piscina ou com SPA, se precisamos de Wi-fi ou até de estacionamento.
  • pontuação de comentários - por fim, a última coisa que faço é ver a pontuação dos comentários dos que já estiveram alojados no local, a fim de saber com o que posso contar. O meu critério de seleção neste campo é de 7 pontos para cima.
Booking
Depois de escolher dois ou três hotéis através do Booking, passo para outro site que gosto e do qual participo activamente, o Tripadvisor. Aqui vejo, mais uma vez, a opinião daqueles que já ali ficaram alojados, e com a vantagem em relação aos comentários do booking, que posso ver as fotos dos viajantes e ficar com a ideia real do aspecto da propriedade. Geralmente, tenho em atenção os comentários negativos e vejo se para mim eles são assim tão significativos que sejam motivo para descartar o hotel.

Logo do Tripadvisor

Depois de ter visto tudo e de me ter decidido pelo hotel que desejo, vou ao próprio site do hotel verificar o preço para poder comparar com o do Booking. Depois de comparados os preços acabo por reservar onde for mais barato, que geralmente é no Booking. Mas antes de fazer a mesma, confiro tudo novamente, nomeadamente, a politica de cancelamento, se há necessidade de pagamento de alguma taxa extra, entre outros. Depois de tudo conferido e reservado, imprimo o e-mail com a confirmação.
Para fazer a reserva pelo Booking é necessário cartão de crédito, contudo na maior parte dos casos o mesmo apenas serve como garantia pois os alojamentos são pagos no local.

E é assim que faço as reservas dos meus hotéis e espero que vos tenha sido útil. Caso o processo de reserva efectuados por vós sejam diferente podem deixar aqui nos comentários, de modo a podermos compará-los.

Espero que tenham gostado :) .




Sem comentários:

Enviar um comentário