quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Hotéis em Palácios em Portugal


Hotéis em Palácios em Portugal


Depois de ter visto um artigo do Tripadvisor onde são dados a conhecer alguns hotéis localizados em palácios espalhados pelo mundo, decidi fazer algo semelhante mas com hotéis portugueses que se localizam em belos palácios, que outrora foram a casa de famílias reais e nobres da história de Portugal e do Mundo.

Ao longo dos tempos e por diversos motivos alguns dos palácios mais bonitos do nosso país foram deixando de servir para a função para que foram construídos e alguns chegaram a ficar vazios, o que é realmente uma pena dada a beleza e magnitude destes locais.
Então qual a solução que terá sido encontrada?  Transformar este edifícios históricos em hotéis de luxo e assim manter viva toda a história que cada um deles tem para contar.

Existem muitos outros palácios em Portugal que foram transformados em hotéis mas como não podia falar de todos acabei por fazer uma selecção daqueles de que já tinha ouvido falar.

Palácio da Lousã Boutique Hotel
O Palácio da Lousã foi o primeiro Boutique Hotel do país, estando localizado no Palácio da Viscondessa do Espinhal e é um edifício do séc. XVIII. Este bonito palácio, classificado como Património Histórico de Interesse Público, foi mandado construir por Bernardo Salazar Sarmento d'Eça e Alarcão e possui um brasão, que é composto por um escudo esquartelado com 4 quartéis que possui o timbre dos Eça, dos Arnaut, dos Salazar e dos Sarmento.
Posteriormente, foi transformado numa unidade hoteleira de 4 estrelas, com 46 quartos, 23 dos quais no palácio. Aqui ainda é possível encontrar o charme dos ambientes históricos, presente em todo o hotel. Este é um local importante para mim pois foi o local onde passei a minha noite de núpcias.
Caso queira fazer uma reserva neste hotel basta aceder aqui.

Palácio da Lousã (Fonte: www.palaciodalousa.com)

Palácio Estoril Hotel Golfe e SPA
O Hotel Palácio do Estoril, é um hotel de 5 estrelas, construído em 1930, e que serviu de moradia a algumas famílias reais europeias exiladas, durante a Segunda Guerra Mundial, mas também serviu de abrigo a alguns espiões britânicos e alemães. Foi utilizado também como segunda casa das famílias reais espanhola, italiana, francesa, búlgara e romena e actualmente, ainda é frequentada pelos descendentes destas famílias.
Nas suas instalações podemos encontrar a Galeria Real, onde estão expostos objectos de grandes personalidades destas famílias reais.
Actualmente, e apesar das diversas remodelações que tem sofrido ainda é possível observar muitas das características desse tempo. Possui uma belíssima fachada, maravilhosos jardins e ainda uma decoração clássica e elegante.
Dada a sua história, o Palácio Estoril Hotel Golfe e SPA já serviu de cenário para um dos filmes de James Bond, "007, Ao Serviço de sua Magestade".
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio do Estoril (Fonte: www.palacioestorilhotel.com)

Tivoli Palácio de Seteais
O Tivoli Palácio de Seteais, é um hotel de 5 estrelas em Sintra, localizado num palácio neoclássico luxuoso e romântico do séc. XVIII. Foi mandado construir pelo cônsul holandês, Daniel Gildemeester, num local cedido pelo Marquês de Pombal.
Durante algum tempo foi deixado ao abandono, mas actualmente alberga um luxuoso hotel e restaurante da Sociedade Hotel Tivoli. A sua decoração é absolutamente maravilhosa, possuindo salões majestosos, com pinturas, tapeçarias e afrescos únicos.
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio de Seteais (Fonte: www.booking.com)

Pousada Palácio de Estoi
O Palácio de Estoi, localizado na região de Faro, é um palácio do séc. XIX e era propriedade do Visconde de Estoi, José Francisco da Silva. Este belo palácio possui bonitos jardins com laranjeiras e palmeiras que condizem com o estilo arquitectónico rococó do mesmo.
Este foi totalmente remodelado sob a alçada do arquitecto Gonçalo Byrne, fazendo parte das Pousadas de Charme do Algarve, mas a sua arquitectura actual continua a ostentar vários elementos originais, nomeadamente as pinturas nas paredes e o mobiliário antigo.
O Palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977.
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio de Estoi (Fonte: www.pestana.com)

Pestana Palácio do Freixo
O Palácio do Freixo é um bonito edifício barroco do séc. XVIII, obra do arquitecto italiano Nicolau Nasoni a mando do cónego D. Jerónimo de Távora e Noronha. Ao longos dos anos foi passando de mão em mão e a determinada altura chegou a albergar uma fábrica de sabão, posteriormente uma destilaria de cereais e mais tarde uma fábrica de moagem. E actualmente é uma pousada que pertence ao Grupo Pestana.
Este belo edifício foi classificado em 1910 Monumento Nacional.
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio do Freixo (Fonte: www.pestana.com)

Bussaco Palace Hotel
O Palácio Real, localizado na Mata Nacional do Buçaco, é um belo edifício do final do séc. XIX de estilo manuelino-gótico e foi projectado pelo arquitecto italiano Luigi Manini a mando do rei D. Carlos I. É conhecido pela sua decoração com painéis de azulejo, afrescos e quadros alusivos à época dos Descobrimentos.
Actualmente, alberga o Bussaco Palace Hotel, um hotel de 5 estrelas, cujo mobiliário vai desde o séc. XVIII até a peças de Arte Nova.
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio do Buçaco (Fonte: www.booking.com)

Hotel Real Palácio
O Palácio Guedes Quinhones é um belo palacete do séc. XVII, que resistiu ao terramoto de 1755 e que foi sofrendo obras de remodelações ao longo dos tempos. Esta bela casa serviu de residência da família Guedes Quinhones, durante 10 gerações, mas em 1927 a mesma foi adquirida pelo Estado Português e passou a albergar o Instituto Sidónio Pais, residência das filhas de professores de ensino primário.
Recentemente, esta bonita moradia foi transformado em hotel, mantendo algumas características iniciais, nomeadamente alguns painéis de azulejos setecentistas.
Para fazer a sua reserva aceda aqui.

Palácio Guedes Quinhones ( Fonte: www.booking.com)

E vocês já ficaram hospedados em algum destes locais? O que acharam?
Conhecem outros hotéis portugueses que se localizem em antigos palácios?
Espero que tenham gostado e que deixem aqui a vossa opinião.




Sem comentários:

Enviar um comentário