terça-feira, 15 de dezembro de 2015

As melhores ilhas do mundo em 2015

As melhores ilhas do mundo em 2015

Mais uma vez o Tripadvisor decidiu eleger as melhores ilhas do mundo, no Traveller's Choice 2015. Este ranking baseia-se na qualidade e na quantidade de avaliações, dadas pelos utilizadores do site, das atracções, dos hotéis e restaurantes, nas diferentes ilhas e nos últimos 12 meses.

Assim, vou falar um pouco de cada um destes maravilhosos paraísos no meio dos oceanos.

10º - Arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil
Fernando de Noronha é um arquipélago de origem vulcânica, do estado de Pernambuco, considerado Património Natural da Humanidade da UNESCO, desde 2001. É conhecido pelo seu delicado ecossistema, o que leva a que o grupo de visitantes seja restrito.
Terá sido descoberta entre 1500 e 1502, durante uma expedição comandada pelo explorador Fernando de Noronha.
Aqui encontram-se praias absolutamente inesquecíveis, todas com águas quentes e repletas de golfinhos, tartarugas marinhas peixes recifais e eventualmente tubarões, o que leva a que estas sejam promovidas para o turismo e o mergulho recreativo. As condições da água permitem que o mergulho a profundidades de 30 a 40 metros não necessite de um fato próprio e que seja possível ter uma visibilidade debaixo de água até aos 50 metros, tornando esta ilha um dos melhores destinos do mundo.
Mas não é só no mar que existem coisas maravilhosas para ver e fazer, também em terra firme é possível explorar as trilhas ecológicas do Jardim Elizabeth, da Costa Esmeralda ou da Baía do Sancho, ou ainda visitar o Forte e a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio de São Miguel, entre outros.

Fernando de Noronha (Fonte: www.wikipedia.com)

9º - Bora Bora, Polinésia Francesa
Bora Bora é uma ilha da Polinésia Francesa, localizada no Oceano Pacífico, que terá sido descoberta para o mundo, por James Cook, em 1777. Contudo, por essa altura a mesma já seria habitada pela população polinésia desde o séc. IV.
A principal atracção desta bonita e romântica ilha é a sua laguna de águas calmas e cristalinas, o que permite a quem visita a ilha, usufruir de uma diversidade de actividades, que vão desde mergulho, alimentação de tubarões e raias, passeios todo o terreno, pelos Montes Pahia e Otemanu, até às visitas às antigas fortificações da Segunda Guerra Mundial.


Bora Bora (Fonte: www.fourseasons.com)

8º - Maurício, África
Maurício é um pequeno país insular do Oceano Índico, que terá sido descoberta em 1505, pelos portugueses e posteriormente, em 1598, colonizada pelos holandeses. Depois de ter passado pelas mãos de França e do Reino Unido, conseguiram a independência em 1968. 
Este é um paraíso tropical, constituído por águas azul-turquesa, que nos oferece uma geografia única e impressionante, recortada por montanhas de origem vulcânicas, rodeadas de recifes de corais maravilhosos e piscinas naturais magníficas.
Neste cobiçado destino do Oceano Índico, para além das magníficas praias, onde pode praticar todo o tipo de actividades aquáticas, pode ainda visitar uma reserva existente na Cansela e interagir com leões e tartarugas gigantes.

Maurício (Fonte: www.turismodigital.com)

7º - Bali, Indonésia
Bali é uma ilha da Indonésia, sendo o principal destino turístico deste país. Apesar de se saber que esta ilha terá sido povoada por volta do ano de 3000 a.C., existem vestígios da presença humana na ilha apenas a partir do séc. IX.
Esta ilha é um verdadeiro cartão-postal, cujas praias se caracterizam pelas areias finas e brancas e pela fantástica vida selvagem presente nas suas águas, ideal para os amantes de mergulho, que poderão apreciar as belas formações de corais e os destroços de um navio da II Guerra Mundial. Mas não só de praia e água se faz Bali, em terra podem visitar-se bonitos templos de pedra e ver vários macacos espalhados, fazendo as suas gracinhas.

Bali (Fonte: www.turismoadaptado.com)

6º - Ilha da Madeira, Portugal
A Ilha da Madeira, localizada no Oceano Atlântico, é conhecida do mundo como "Jardim Flutuante", dada a sua beleza inigualável. Foi descoberta pelas navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalvez Zarco, em 1419 e o seu nome foi escolhido quando se aperceberam que a ilha estava repleta desta matéria prima.
Pela ilha encontrará um belo conjunto de jardins, locais religiosos e bonitas atracções turísticas, nomeadamente alguns miradouros, de onde poderá obter vistas únicas e maravilhosas da ilha.
Não perca o artigo com A nossa visita à Madeira.

Ilha da Madeira

5º - Ko Tao, Tailândia
Ko Tao é uma ilha magnífica, localizada no golfo da Tailândia, que durante muito tempo não foi habitada, servindo apenas para alguns pescadores, das ilhas vizinhas, descansarem durante as suas viagens ou então para se protegerem quando surgia uma tempestade.
Esta ilha, coberta de palmeiras, herdou o seu nome das várias tartarugas marinhas encontradas no local e resulta de uma mistura de paraíso tropical com um alegre areal sempre em festa. Possui praias deslumbrantes,com areia branca e águas quentes e cristalinas, pessoas bonitas, um ambiente fantástico e condições fabulosas para fazer mergulho, snorkeling, caminhadas e escaladas.

Ko Tao (Fonte: www.passagem-promocao.com)
4º - Santorini, Grécia
Santorini é uma ilha no sul do mar Egeu, que resultou da erupção vulcânica e deve o seu nome à Santa Irene. 
Esta ilha é encantadoramente diferente e para mim o local mais bonita que já conheci. Não sendo apenas uma ilha, mas também um vulcão (ainda activo), ao redor da qual foram construindo as cidades, com as bonitas casas caiadas de branco e com os telhados azuis.
Mas em toda a ilha encontramos atracções fantásticas, que vão desde as populares praias de pedras vulcânicas, Perissa e Kamari, pela mais famosa Red Beach (ideal para os aficionados por arqueologia), pela bonita cidade de Oia (lê-se Ia), por todas as bonitas paisagens, pela gastronomia eclética e saborosa e pelos excelentes vinhos.
Não deixe de ler o nosso artigo Um dia em...Santorini.

Santorini

3º - Roatán, Honduras
Roatán é uma ilha das Honduras, que se acredita que terá sido habitada pelo povo Maya e no séc. XVI, chegaram os espanhóis, que trouxeram os escravos africanos como parte da tripulação. No século seguinte a ilha foi invadida pelos ingleses mas posteriormente recuperada pelos espanhóis.
Quem visitar Roatán decerto não ficará desiludido, principalmente os adeptos de desportos aquáticos e do ecoturismo, podendo praticar tirolesa, pesca em alto mar, visitar o arquipélago de Cayos Cochinos e ainda poderão visitar os jardins botânicos de Carambola, passear Castelo de Pedra ou cavalgar pelas belas praias, nomeadamente a Praia de West Bay.

Roatán (Fonte: www.cruiseline.com)

2º - Maui, Havai
Maui é a segunda maior ilha do Havai e terá sido descoberta pelo explorador James Cook.
Esta bonita ilha alberga algumas das praias mais belas do mundo e é o destino perfeito para os amantes da natureza, possuindo uma maravilhosa floresta de bambus, várias cachoeiras belíssimas no Parque Nacional de Haleakala. Mas os amantes de desportos aquáticos também não ficarão defraudados pois a ilha é o destino perfeito para quem gosta de praticar windsurfe ou mergulho.

Maui (Fonte: www.dicasdehoteis.net)

1º - Providenciales, Turks e Caicos
Providenciales é a ilha mais desenvolvida e populosa de Turks e Caicos e terá sido documentada a sua existência por um europeu em 1512, através do conquistador espanhol Juan Ponce de León. Depois disso as ilhas passaram pelo controlo de Espanha, França e Inglaterra.
Em 2011 esta bonita ilha foi considerada como a "Best Beach", pelo TripAdvisor. Apesar do seu desenvolvimento, continua a ser o destino ideal para quem quer fugir da multidão e do stress do dia-a-dia.
Na costa norte da ilha encontram-se as mais belas praias de areia branca, bem como um fantástico recife de coral, de fácil acesso. Já na costa sul, encontra-se o Chalk Sound, um grande lago com água azul turquesa, cheio de penhascos e rochedos, sendo o local ideal para a prática de canoagem.

Providenciales (Fonte: www.allincluded.com)

Concordam com esta lista? Há alguma outra ilha que achem que deve figurar desta fantástica lista?
Deixem aqui a vossa opinião.

2 comentários:

  1. Posso falar de Fernando de Noronha!! É a única que conheço da lista!!! É linda demais!!! Vale muito a pena!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não conheço Fernando de Noronha mas espero vir a conhecer em breve, pois já ouvi falar maravilhas.

      Eliminar