segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Um dia em...Montreux

Um dia em... Montreux

O artigo de hoje está inserido na rúbrica "Um dia em..." e tal como leram no título hoje vou relatar um pouco do nosso dia por Montreux.

Montreux é uma bonita cidade suíça, localizada nas margens do Lago Léman. Conhecida como "a capital da Riviera de Vaud", esta pequena cidade encontra-se rodeada por vinhedos e tem como pano de fundo os Alpes.
É famosa pelo Festival de Jazz de Montreux e conhecida mundialmente por ter sido residência de vários famosos, tais como, Charlie Chaplin ou Freddie Mercury.

O Lago Léman e os Alpes como fundo

Os grandes trunfos de Montreux são o seu tamanho compacto, permitindo descobrir toda a cidade a pé, o seu microclima, que a torna numa das cidades com o clima mais agradável do país e a sua localização estratégica próxima das famosas cidades de Genebra e Lausanne e das estações alpinas de Gstaad e Zermatt

Nós e o Lago Léman

O nosso roteiro:
Visitámos Montreux durante o Inverno mas como já referi, dado o microclima da cidade posso dizer que não apanhámos um tempo muito mau nem muito frio.

O nosso passeio começou pelo Château de Chillon, a fortaleza mais famosa da Suiça, uma das mais bonitas construções de todo o país. Construído no séc. X, este castelo, situado à beira do lago, foi classificado como Monumento Histórico. Encontra-se dividido em duas zonas distintas, a fortaleza de um lado e uma residência real de outro, sendo constituído por 25 edifícios. Durante o período do séc. XII ao séc. XIV este local pertenceu aos Condes de Saboia e mais tarde terá sido conquistado pelos berneses e logo depois pelos vaudeses. 
E a partir do final do séc. XVIII o local começou a servir de inspiração a vários escritores e passou a ser visitado pela população em geral. As zonas mais visitadas são a famosa prisão de Bonivard (no subsolo), a Câmara Domini (sala pintada com símbolos medievais), a Capela ( possui pinturas do séc.XIV) e ainda as quatro salas principais e os três pátios na entrada.
A entrada no castelo fica em CHF 12,50.

O Château de Chillon
O Château de Chillon e o Lago Léman

Depois de visitado o castelo seguimos caminho, passeando ao longo da promenade do Lago Léman, o Chemin Fleuri (caminho florido), que possui cerca de 11 quilómetros, sempre decorada com flores e árvores do mundo inteiro. Ao longo da caminhada fomos obtendo bonitas imagens dos Alpes, bem como dos belos jardins, sempre muito bem cuidados e com várias estátuas dos Smurfs esculpidas no arbustos, que tornaram o passeio ainda mais interessante.

Um dos muitos Smurfs
Chemin Fleuri

Durante a caminhada encontrámos a estátua de bronze erguida em 1996, em homenagem a Freddie Mercury, na Place du Marche, a particularidade deste local é que o mesmo está sempre com flores, que os seus fãs continuam lá a depositar. Este morava num apartamento com vista para o Lago Léman e adquiriu o "Studio Mountain", onde compôs e gravou o seu último álbum com os Queen - "Made in Heaven".

A estátua de Freddie Mercury

Continuámos a nossa caminhada e encontrámos um edifício absolutamente majestoso, o Grand Hotel Suisse, edifício de 1870, da autoria de Eugène Jost, de estilo Belle Époque e um pouco mais à frente o Montreux Palace, outro luxuoso hotel, que se encontra aberto desde 1906.

Grand Hotel Suisse
Montreux Palace

E enquanto apreciávamos estes belos edifícios começou a chover e como estávamos com crianças  e já era tarde tivemos que dar por terminado o nosso passeio.
Existem algumas outras coisas para visitar nesta bonita e florida cidade, contudo nós optámos por nos deliciar com as paisagens ao longo do Lago Léman e acabámos por nos perder no tempo. Mas se tiver tempo aconselho a visitar o Museu Queen The Studio Experience, localizado no Casino de Montreux.

Esta é uma cidade que geralmente fica fora das rotas turísticas, sendo mais conhecida como um local escolhido pelos suíços e franceses para escaparem da rotina e respirarem ar puro. Mas no meu ponto de vista, e depois de a ter visitado é um local que vale muito a pena, não propriamente pela sua arquitectura ou museus, mas sim pelo seu ambiente tão relaxante e cuidado.

Está a pensar ir a Montreux? Reserve agora o seu hotel. Não vai pagar nada a mais por fazer a sua reserva através do nosso blog e ainda nos ajuda. Veja as opções de hotéis em Montreux aqui.

Não deixem de ler o nosso artigo sobre outra cidade suiça Um dia em...Lausanne

Espero que tenham gostado :) . 


Sem comentários:

Enviar um comentário