quinta-feira, 16 de junho de 2016

Descobrir a Torre de Londres

Descobrir a Torre de Londres

A Torre de Londres, fundada às margens do rio Tâmisa, foi edificada durante o séc. XI, a mando de William II, duque da Normandia. Foi construída para servir de fortificação e residência da monarquia, mas a sua função foi-se alterando ao longo dos anos, tendo sido também uma famosa prisão, que albergava prisioneiros de alta classe social, serviu igualmente como depósito de armas, tesouraria, menagerie, sede da Real Casa da Moeda, escritório dos registos públicos e ainda como Casa das Jóias da Coroa Britânica.

Entrada da Torre de Londres
Em 1988 passou a fazer parte da lista dos Patrimónios Mundiais da UNESCO e actualmente é o turismo a principal função deste magnífico monumento, mas mesmo assim ainda é sede cerimonial do Regimento Real de Fuzileiros.

Quartel de Waterloo

Actualmente, é a Casa das Jóias da Coroa e é mantida pela Historic Royal Palaces. O bilhete de entrada ronda as 24,5 libras.

Torre de Londres

Construída a mando de Guilherme, o Conquistador, a Torre de Londres foi idealizada para defender e controlar a cidade. E ao longo dos séc. XIII e XIV, durante os reinados de Ricardo I, Henrique III e Eduardo I, foi sendo alterada para puder abrigar as instalações reais, tendo-se tornado numa espécie de "fortaleza-palácio". Mais tarde, durante os séc. XVIII e XIX, o local sofreu diversas intervenções de modo a resgatar a arquitectura original.
Actualmente, é um complexo composto por vários edifícios localizados dentro das muralhas.

Torre de Londres

Ao visitar a Torre de Londres várias são as atracções que pode ver e fazer, nomeadamente:

- As Jóias da Coroa - localizadas no quartel de Waterloo, aqui encontrará uma bela exposição com parte da colecção real, algumas das quais ainda usadas regularmente pela Rainha de Inglaterra, onde se podem ver alguns dos diamantes mais extraordinários dos mundo. A entrada neste local está incluída no bilhete da Torre. Pena é não se puder tirar fotografias.

Jóias da Coroa

- A Torre Branca - bem no centro da Torre de Londres está esta Torre, sendo a parte mais antiga de toda a estrutura. Esta é uma torre de menagem que terá sido uma das maiores fortificações cristãs.
Actualmente, é composta por quatro andares e todos eles estão abertos aos visitantes. Uma das atracções que não poderá perder é a Colecção Real de Armaduras (The Line of Kings), que ali se encontram expostas. Esta colecção engloba armaduras inglesas, espanholas, árabes, entre outras e ainda algumas armas cerimoniais, armas de guerra do exército britânico e outras armas recebidas como presentes de outros países.

White Tower

Adicionar legenda


- As Royal Beasts - Os animais surgiram associados à história da Torre de Londres, quando reis e líderes mundiais começaram a presentear Inglaterra com vários animais selvagens, nomeadamente ursos e leões. Mas em 1832, depois de alguns incidentes com os animais, os mesmos foram transferidos para o Zoológico de Londres, no Regent Park.



Estátuas dos Royal Beasts espalhadas pela Torre

- Os Yeoman Warder - aqui encontrará os Yeoman Warder, também conhecidos por beefeaters, que estão a dar as boas vindas aos visitantes e a tentar juntar um grupo para depois fazer uma pequena visita guiada por alguns dos principais pontos do local. Os beefeaters são soldados aposentados, que foram escolhidos para desempenhar um importante papel na defesa e guarda das jóias da coroa e na vigia dos prisioneiros da Torre. Actualmente, funcionam mais como uma atracção turística.

Beefeater

- Os Corvos - estes animais fazem parte da história do local, pois acreditava-se que se os seis corvos que viviam no pátio da Torre, fossem mortos ou fugissem dali, Londres seria destruída. Assim, actualmente, ainda é possível ver vários corvos passeando por ali, sendo tratados pelo Raven Master.

Um dos Corvos que habitam a Torre

- O Forte - O Duque de Wellington transformou a Torre de Londres numa fortaleza moderna, utilizada como base militar, tendo feito alterações e ampliações de modo a torná-la num local melhor adaptado à sua função.

Forte da Torre de Londres
- Coins and Kings - aqui encontra-se uma fantástica exposição, denominada de Royal Mint, onde é descrita e exibida a história da Casa da Moeda, que durante anos teve a sua sede na Torre (entre 1279 e 1812). Aqui estão expostos objectos originais raros da colecção do Museu Casa da Moeda Real.

Exposição Royal Mint

- The Fusilier Museum - este museu pretende mostrar a história do exército britânico, que tinha a sua sede na Torre de Londres, algo instituído pelo Rei James II, em 1685. Aqui vê-se uma imensa exposição de armas, uniformes e relatos desde a criação desse regimento até à actualidade.

The Royal Regiment of Fusiliers

The Fusilier Museum

- O Palácio Medieval - quando a Torre foi expandida durante o séc. XIII, para além da parte militar também foi acrescentado um novo e luxuoso palácio, onde durante centenas de anos se hospedaram reis e rainhas. Actualmente, é possível ver recriados os quartos magníficos que eram utilizados na era medieval, durante as suas visitas ao local.

Palácio Medieval
- A Torre Verde - esta torre é conhecida por possuir um memorial evocativo de todos os prisioneiros que aqui foram mortos, longe dos olhares das multidões, um privilégio só concedido àqueles que pertenciam a classes sociais mais elevadas. De entre os que aqui foram executados, encontram-se as três Rainhas Anne Boleyn (2ª esposa de Henrique VIII, executada devido a adultério), Catherine Howard (5ª esposa de Henrique VIII, executada devido a adultério) e a Lady Jane Grey (executada por alta traição aos 16 anos).

Green Tower

- Torre da Tortura - Na Torre de Wakefield é possível ver uma exposição sobre prisioneiros e a tortura que estes sofreram enquanto estiveram em cativeiro na torre. Ainda é possível ver três instrumentos de tortura utilizados nessa altura.

Exposição na Torre da Tortura

Existe muito mais para ver nesta bonita e histórica atracção turística de Londres, ficando aqui apenas descrita uma pequena parte das inúmeras coisas que há para ver e fazer aqui. Caso pretenda ver tudo ao pormenor conte em gastar no mínimo cerca de 3 horas, garanto que não se irá arrepender.

Não perca os nossos outros artigos dedicados a Londres
Roteiro de 4 dias por Londres
Descobrir o museu Madame Tussaud
Descobrir o Museu Britânico

Espero que tenham gostado :) .


Sem comentários:

Enviar um comentário