sábado, 12 de novembro de 2016

Descobrir a Quinta dos Bons Ares

Descobrir a Quinta dos Bons Ares

Hoje o artigo é dedicado a uma das Quintas que tivemos o prazer de conhecer a convite da Casa Ramos Pinto, a Quinta dos Bons Ares.

A Quinta dos Bons Ares, localizada na sub-região do Douro superior, na freguesia da Touça, é uma quinta que remonta ao período romano, algo comprovado pelos vestígios arqueológicos encontrados no local. Foi adquirida pela Casa Ramos Pinto em 1985 com o objectivo de instalar aqui um centro de vinificação.

Quinta dos Bons Ares
Várias são as características que levaram a Casa Ramos Pinto a adquirir esta propriedade, nomeadamente a sua elevada altitude (que leva a que tenha temperaturas mais amenas no Verão), a proximidade da Quinta da Ervamoira e o seu solo granítico (produzindo uvas mais ácidas e frescas).
A Quinta dos Bons Ares, com uma área de cerca de 20 ha de vinha, produz as uvas para alguns dos mais famosos vinhos da Casa Ramos Pinto.

Caves da Quinta dos Bons Ares

O Centro de Vinificação da Quinta dos Bons Ares possui uma infra-estrutura tecnológica de ponta, que foi adaptada às características geográficas da região. Sendo aqui que se produzem todos os vinhos de mesa da Casa Ramos Pinto e ainda onde se realizam diversas experiências vitivinícolas, para produzir cada vez mais e melhores vinhos.

Centro Vinificação
Na nossa visita ao local foi nos possível conhecer o recentemente remodelado centro de vinificação, onde nos foi explicado todo o processo de produção de vinho, desde a vindima até ao engarrafamento. 

Zona de engarrafamento

Esta foi sem dúvida uma visita bem agradável, que terminou com uma pequena prova de vinhos que ainda estavam em barrica e que em breve serão engarrafados.
Vocês já provaram os vinhos produzidos na Quinta dos Bons Ares? O que acharam?


Sem comentários:

Enviar um comentário