sábado, 3 de junho de 2017

Gastronomia do Mundo - Mykonos

Gastronomia do Mundo - Mykonos

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Desta vez o artigo é sobre um prato que gosto bastante, o Gyros.

Mykonos é um fiel representante da comida grega, tendo grandes influências turcas e italianas. A ilha oferece pratos memoráveis confeccionados com produtos frescos. Havendo mesmo quem defenda que por muito que se tente copiar as receitas, estas nunca ficarão iguais pois a qualidade do queijo feta, do azeite, do mel, do tomate, entre outros, não será de todo o mesmo que existe na ilha.

Foto - Akis Petretzikis

Um dos pratos que se pode comer em Mykonos, assim como em toda a Grécia é o Gyros, que mais não é do que carne assada num espeto vertical, servida com pão pita, geralmente acompanhado de molho Tzatziki.

Na receita que aqui descrevo a carne não é cozinhada no espeto vertical para puder ser confeccionado nas nossas casas.
Aqueça o azeite numa frigideira e adicione a carne, o molho worcestershire, uma gota de pimenta de limão, paprika, alho em pó, pimenta preta e deixe cozinhar em lume brando.

Enquanto a carne fica a confeccionar pode ir preparando o molho de tzatziki, que mais não é do que uma combinação de pepino, iogurte grego, cebola vermelha, vinagre, azeite, sal e pimenta. 
Para acompanhar pode sempre optar pelo pão pita e uma salada grega composta por queijo feta, tomate, pepino e azeitonas pretas.
Para ver a quantidade certa dos ingredientes pode visitar o site Tasty Kitchen.

A gastronomia grega é tão interessante e deliciosa como a cultura deste país, transformando qualquer refeição numa agradável surpresa.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Mykonos, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Veja os nossos artigos sobre Mykonos:
Um dia em...Mykonos
Venezia Restaurant
Davinci Gelato



Sem comentários:

Enviar um comentário