quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Gastronomia do Mundo - Olímpia

Gastronomia do Mundo - Olímpia

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Este artigo fala de novo sobre uma cozinha que adoro, a grega, mais especificamente sobre a Hilopites, uma massa típica desta cozinha.

A gastronomia grega tem quatro pressupostos muito importantes e que a tornam numa das cozinhas mais apreciadas do mundo, são eles os ingredientes frescos, o uso correcto das especiarias, o seu famoso azeite e a simplicidade.
Como tal, e quando se trata de culinária, a península do Peloponeso, e em específico a região de Olímpia, tem uma infinidade de pratos tradicionais que se destacam pelas suas receitas simples e pelo frescor dos seus ingredientes.

O prato de hoje é  Hilopites com Camarão, um tipo de massa muito especial, com um corte assimétrico e confeccionada com tomate, originando um prato delicioso.

Para fazer esta receita comece por descascar o camarão e reserve as cascas e as cabeças. Numa panela, em lume médio, refogue as cascas e as cabeças, em azeite, cerca de 3 minutos. Adicione a cebola cortada em cubos, a polpa de tomate e as raspas da vagem de baunilha e deixe refogar por mais 5 minutos.  Adicione o vinho e o conhaque e deixe evaporar, adicione o caldo de carne e deixe ferver. Retire do lume.
Com a varinha passe o preparado e passe a mistura por um coador. Coloque de novo ao lume até ferver, adicione a massa e deixe cozinhar. Junte o camarão e cozinhe por cerca de 3 minutos. Retire do lume e tempere com sal e pimenta.
Adicione  tomate cherry e raspas de uma laranja. Emprate e decore com manjericão fresco.
Para ver a receita original vá a The Cooking Odyssey

Por certo que não ficará indiferente a este saboroso prato de uma das cozinhas mais espectaculares do mundo.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Olímpia, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Leia o nosso artigo sobre Olímpia

1 comentário: