sexta-feira, 9 de março de 2018

Gastronomia do Mundo - Porto

Gastronomia do Mundo - Porto

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando e desta vez vou falar da gastronomia de uma cidade portuguesa que adoro, o Porto.

O Porto é conhecido pela sua gastronomia, que mantém os sabores e as tradições culinárias de séculos, mas sempre numa constante descoberta de novos paladares. Exemplo disso é o prato de que falarei hoje, a Francesinha. 

Esta surgiu já na segunda metade do século XX, pela mão de Daniel David Silva, empregado no Restaurante A Regaleira. Tendo sido emigrante em França e na Bélgica, acredita-se que Daniel terá criado este prato tendo como inspiração a tosta francesa e daí o seu nome. De notar, que em 2011, o site americano Aol Travel, elegeu este prato como "uma das 10 melhores sandes do mundo". 

Francesinha  (Foto - NIT )

A Francesinha mais não é do que uma sandes, que leva os seguintes ingredientes: pão de forma, bife, linguiça, salsicha fresca, fiambre e queijo. Contudo estes podem sofrer uma ou outra alteração consoante o gosto. Eu pessoalmente, como não gosto de salsicha fresca troco por bacon. Mas o segredo está essencialmente no molho, existem várias receitas que poderei dar posteriormente, mas hoje vou falar na confecção da sandes em si.
Comece por cortar a linguiça e a salsicha ao meio, no sentido do comprimento. Posteriormente, frite ou grelhe, o bife, previamente temperado, a salsicha e a linguiça. Torre ligeiramente o pão de forma e comece a montar a sua sandes. Coloque uma fatia de pão, seguida de uma fatia de fiambre, o bife, a salsicha, a linguiça, uma fatia de queijo e termine com outra fatia de pão. De seguida, cubra a sandes com várias fatias de queijo e leve ao forno, até derreter. Depois de derretido, coloque o ovo por cima da sandes e derrame o molho bem quente até cobrir tudo. Acompanhe com batatas fritas.

Para ver as quantidades aceda ao site Ndicas e lá poderá encontrar uma receita do molho da francesinha. De notar, que este pode sofrer várias alterações e isso poderá fazer toda a diferença. Em breve postarei a receita do molho de francesinha que adoro.

Os portuenses têm orgulho na sua gastronomia e tenho a certeza que ao visitar o Porto, terá uma experiência magnífica e que lhe despertará os sentidos.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Génova, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de ler os nossos artigos dedicados ao Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário