segunda-feira, 14 de maio de 2018

Gastronomia do Mundo - Barcelona

Gastronomia do Mundo - Barcelona

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. 
Tal como na maioria do países, a culinária espanhola varia muito de região para região, contudo existem algumas características comuns que a tornam única, nomeadamente o uso de azeite, da cebola e do alho e a utilização do pão e do vinho como acompanhamento da refeição, entre outros.

Neste artigo daremos destaque à gastronomia catalã, cuja origem é bem antiga e que tem sido bem preservada e simplificada ao longo dos séculos. 

Para hoje resolvi trazer um doce típico da Catalunha, a Crema Catalana, também conhecida por creme Sant Josep. Como manda a tradição, no dia de São José, a 19 de Março, as famílias confeccionam a Crema Catalana, para degustar durante o almoço. Esta é servida em pequenas tigelas individuais, de barro. 
Esta deliciosa sobremesa é confeccionada com leite, gemas, açúcar, amido, raspas de limão e pau de canela e tem a particularidade de ter uma cobertura crocante de caramelo, feita com açúcar queimado com um maçarico. Muitos poderão confundi-lo com o crème brûlée francês, mas só mesmo de aparência, pois tanto a receita, como o sabor são diferentes.

Crema Catalana - ShBarcelona

Para fazer esta bela sobremesa basta ferver o leite juntamente com a canela e as raspas de limão. Numa tigela, misture as gemas dos ovos com o açúcar e posteriormente, adicione o leite fervido e o amido de milho. de seguida leve a misture ao lume e vá mexendo até ferver. Tire-a de imediato e coloque num recipiente de barro.
Após arrefecer, espalhe uma boa porção de açúcar sobre a crema e queime levemente com a ajuda de um maçarico. E pronto está pronta a servir. Como vê é super fácil.
Para ver a receita completa visite o site ShBarcelona.

Uma curiosidade sobre a gastronomia espanhola é que o primeira livro de receitas de Espanha está impresso em Barcelona e terá sido escrito, em 1477, por Rupert Nola. E ainda existe um livro, de 1835, intitulado de La cuynera catalana, onde estão descritos vários pratos tradicionais da culinária catalã.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Barcelona, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário. 


1 comentário: