quinta-feira, 26 de julho de 2018

Gastronomia do Mundo - Bari

Gastronomia do Mundo - Bari

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando.

A gastronomia de Bari, a capital da região de Puglia, gira em torno de três ingredientes que se cultivam na região: o milho, a azeitona e o vinho. Mas de notar que em toda a região é possível encontrar verduras e frutas em grande abundância.
Bari é conhecida por oferecer uma culinária bastante criativa e colorida e sendo uma cidade portuária é conhecida pelos seus pratos de peixe e marisco. Como tal, hoje vamos falar de um prato bastante popular nesta região de Itália, a Ciambotta Pugliese.

A Ciambotta é um prato composto por uma variedade grande de legumes, mas existem várias alterações a este prato consoante a região de Itália em que estivermos. A Ciambotta Pugliese incluí vários tipos de peixe e marisco. Nasceu na casa de pescadores, para utilizarem os ingredientes provenientes do seu trabalho e actualmente existe uma versão mais aprimora, que conta com vários tipos de marisco ( e sendo eu um fã de marisco, claro está que esta é a versão que aqui trago).

Foto - Puglia

Este prato não é mais do que uma belíssima sopa de peixe e marisco guisada, com um sabor fantástico. Para começar deve preparar todo o peixe e marisco, descamando e retirando as vísceras e lavando.
Coloque azeite numa frigideira, pique a cebola e o alho e depois de um minuto deite um pouco de vinho branco seco. Adicione os tomates cortados ao meio, um punhado de salsa picada, pimenta chili e dois copos de água. Tempere com sal e pimenta. Deixe levantar fervura e espere que o caldo reduza para metade.
Introduza o peixe e o marisco, tendo em conta o tempo de cozedura que cada um demora. Quando estiverem todos adicionados aguarde cerca de 20 minutos. Sirva o prato com pão torrado e desfrute.
Para ver a receita original visite o site Puglia.

Tenho a certeza que este prato deixará todos com água na boca e reconfortará o estômago de quem o provar.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Bari, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
Leia o outro artigo sobre Bari cá no blog.



Sem comentários:

Enviar um comentário