quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Gastronomia do Mundo - Veneza

Gastronomia do Mundo - Veneza

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando.

A Itália encontra-se dividida em várias regiões e cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Não vale a pena querer comer uma bisteca em Veneza, porque de certo que ficará desiludido.

A cozinha de Veneza é rica em ingredientes e técnicas, sendo conhecida essencialmente pelos seus pratos de peixe e frutos do mar. Mas hoje decidi falar sobre um clássico da culinária veneziana, ideal para os que não gostam de peixe ou frutos do mar, o Fegatto alla Veneziana. Este prato é de simples confecção sendo composto essencialmente por dois ingredientes fígado ( geralmente de vitela) e cebolas. 

Para começar lave e corte o fígado em tiras. Corte as cebolas às rodelas bem finas e coloque-as numa frigideira com manteiga derretida e deixe refogar. Acrescente a água e deixe ferver, até a cebola estar cozinhada.
Numa outra frigideira deixe derreter a restante manteiga, em lume alto, e coloque o fígado sem sal, deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Adicione a cebola cozinhada ao fígado, em lume médio, adicione o sal e borrife com sumo de limão. Polvilhe com salsa e sirva.

Para ver a receita original vá a Cucchiaio d'argento

Veneza oferece uma gastronomia diversificada, com sabores únicos, capaz de agradar a diferentes tipos de paladares, dos mais exigentes aos mais simples. E este prato não foge à regra, contudo é um prato que pode não agradar a todos, uma vez que o fígado é uma proteína que nem toda a gente gosta.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Veneza, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Veja os nossos artigos por Veneza
Passear por Veneza
Um dia em...Veneza - San Marco
Um dia em...Veneza - San Polo e Santa Croce
Um dia em...Veneza - Dorsoduro



Sem comentários:

Enviar um comentário